28/07/2010 12h10 - Atualizado em 24/01/2019 12h12

Alunos da Mariano Firme aprendem com experiência prática sobre diferentes tipos de solo

Os alunos da Escola Estadual Mariano Firme, em Cariacica, estão aprendendo nas aulas de Biologia sobre os vários tipos de solos e sua importância. É o projeto “Estudando os tipos de solo”, que envolve alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.

Com o auxílio de experiências práticas, os estudantes puderam observar as diferenças entre os tipos de solos e suas características como, por exemplo, a capacidade de absorção. O objetivo é que os estudantes constatem de que forma esses solos podem ser aproveitados para as atividades humanas.

De acordo com a professora Sônia Eleonor, os alunos ainda vão construir um minhocário e caixas de compostagem, que serão utilizadas pelos colegas da 6ª série na criação de um jardim de plantas medicinais.

“Indicamos os lugares onde há cada tipo de solo e os alunos trouxeram para a aula. Fizemos experiências com água e mostramos o quanto cada um demora a absorver. Eles também vão plantar, nos diversos tipos de solo, e acompanhar o desenvolvimento das plantas”, destacou a professora.

Os alunos trouxeram ainda material orgânico, que servirá como adubo para as plantas. Ao final do projeto, os estudantes vão visitar o Parque Botânico da Vale, onde vão conhecer mais sobre o assunto.

A professora salientou ainda a importância do trabalho. “É fundamental os nossos alunos receberem esse conhecimento de forma prática. Quando fazemos esse tipo de projeto eles aprendem muito mais, podemos notar os resultados tanto na vivência, quanto no rendimento”, concluiu a professora.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br