Portos
Infraestrutura portuária atual
Terminal Norte Capixaba (Transpetro) – Localizado em Barra Nova (São Mateus), escoa o petróleo dos campos terrestres do norte do Espírito Santo por navios atracados em monoboia.
Portocel – Localizado em Barra do Riacho (Aracruz), é especializado em celulose, sendo um dos mais eficientes do mundo, operando também com blocos de mármore e granito, além de produtos siderúrgicos.
Terminal Aquaviário Barra do Riacho – Movimenta gás liquefeito de petróleo (GLP) e gasolina natural (C5+), resultantes do processamento de gás natural em Cacimbas.
Complexo Portuário de Tubarão - Reúne cinco terminais, com estrutura comparável aos melhores portos do mundo:
Terminal de Tubarão – Operado pela Vale, é o maior e mais eficiente terminal de exportação de pelotas e de minério de ferro do mundo.
Terminal de Granéis Líquidos (TGL) – É especializado na movimentação de derivados do petróleo.
Terminal de Praia Mole – É especializado em operações de descarga de navios com carvão (70% do volume importado pelas siderúrgicas), coque e antracito.
Terminal de Produtos Diversos (TPD) – Tem um sistema integrado de recepção, manuseio e armazenagem de grãos (15% das exportações do Brasil) e fertilizantes (8% do volume importado).
Terminal de Produtos Siderúrgicos (TPS) – Movimenta, além de produtos siderúrgicos, ferro gusa, mármore/granito e veículos. Operado pelo consórcio ArcelorMittal Tubarão, Usiminas e Gerdau Açominas.
Complexo do Porto de Vitória - Administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), movimenta carga geral por meio dos terminais Cais de Vitória, Capuaba, Peiú, Atalaia, Flexibrás, TVV e CPVV.
Terminal Vila Velha (TVV) – terminal especializado em contêineres operado pela iniciativa privada (Log-In Internacional e Logística). É uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de contêineres e carga geral, destacando-se como um dos mais produtivos terminais brasileiros nesse segmento.
Companhia Portuária de Vila Velha - CPVV – atende às operações offshore de exploração e produção de petróleo no Espírito Santo.
Porto de Ubu (Samarco) – Movimento de pelotas e de minério de ferro, granéis sólidos e carga geral. Utilizado em operações de supply boats para indústria de petróleo e outras.
Projetos de investimentos em Portos
Portocel (privado) - Terminal no município de Aracruz, especializado em celulose. Projeto de expansão para movimentação de carga geral.
Imetame (privado) - Terminal no município de Aracruz, para apoio de atividades offshore com possibilidade de diversificação de uso.
Itaoca Offshore (privado) – Terminal a ser instalado no município de Itapemirim, Sul do Estado, para atender às demandas de serviços logísticos offshore do mercado nacional de petróleo e gás.
Porto Central (privado) – Parceria entre a TPK Logística e o Porto de Roterdã, maior porto marítimo da Europa. Porto multicargas: contêiner, granel sólido (soja, minério, etc), granel líquido e apoio offshore, no município de Presidente Kennedy, localizado no extremo Sul do Estado.
Terminal Portuário de Urussuquara – Petrocity (privado) – Terminal de cargas gerais a ser instalado no município de São Mateus com projeto de atender também às demandas de serviços logísticos offshore do mercado nacional de petróleo e gás.