Patrimônio Cultural

Entende-se por Patrimônio Cultural o conjunto de objetos e bens de valor (bens naturais, materiais e imateriais), com significados e importância na cultura de um grupo de pessoas. É um produto coletivo, formado pelo conjunto das realizações de uma sociedade e que vem sendo construído ao longo de sua história. Por essas razões é que merecem proteção e classificação de mérito em listas especiais de ampla divulgação.

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece no seu Artigo 216 que o Poder Público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Dispõe ainda, que esse Patrimônio Cultural é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como: 

- as formas de expressão;

- os modos de criar, fazer, viver;

- as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

- as edificações, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Quais os principais elementos que compõem o Patrimônio Cultural?



O Patrimônio Cultural é constituído pelos bens materiais e imateriais:
- Os bens materiais dividem-se em dois grupos básicos: bens móveis – grupo que compreende a produção de obras de arte ou objetos utilitários, mobiliários de uso diário de determinada época; e bens imóveis – que não se restringem a edifícios isolados, mas compreendem, também, seus entornos, garantindo sua visibilidade e fruição.
- Os bens imateriais compreendem toda a produção cultural de um povo, desde sua expressão musical, saberes, as expressões literárias, danças, as festas e celebrações, até sua memória oral, passando por elementos caracterizados pela sua civilização.
- O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por conseqüência, como seremos. 

Patrimônio Cultural do Espírito Santo – Arquitetura

Todos os bens imóveis tombados pelo Estado e pela União, existentes no Espírito Santo, estão listados no catálogo “Patrimônio Cultural do Espírito Santo - Arquitetura”, com versão para download logo abaixo. A publicação oferece aos estudiosos, pesquisadores e leitores em geral um retrato do tempo que passou nas terras capixabas. Feições do tempo fixado em casas, palácios, edifícios, conjuntos urbanos, pontes, escolas, igrejas, estações ferroviárias e outros tantos sinais das eras vividas pelos que nos precederam.

Da Estação de Matilde em Alfredo Chaves a Casa Lambert em Santa Teresa; dos núcleos históricos de São Mateus, Santa Leopoldina e São Pedro de Itabapoana ao Palácio Anchieta em Vitória vamos montando, como em um mosaico, a cara do Espírito Santo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard