Governador Renato Casagrande




Renato Casagrande nasceu no município de Castelo, sul do Espírito Santo, no dia 3 de dezembro de 1960. É casado, tem dois filhos e um neto.

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, foi eleito governador do Espírito Santo em 2010, ainda no primeiro turno. Obteve 82,3% dos votos, a maior votação dada a um governador na história política do estado e o segundo maior percentual de votos do país, entre todos os governadores eleitos e reeleitos naquele ano.

Em seus quatro anos de gestão, realizou o maior conjunto de investimentos em infraestrutura já implementado em terras capixabas, além de importantes programas de qualificação profissional, transferência de renda e apoio às famílias mais vulneráveis.

Também desenvolveu e colocou em prática projetos e programas que obtiveram reconhecimento nacional e internacional, como o Estado Presente, na segurança pública e defesa social; o Reflorestar, voltado para a recomposição da cobertura florestal; a Rede Abraço, destinada ao acolhimento e reinserção dos dependentes químicos e o Programa de Mobilidade Metropolitana, que abriu caminho para a ampliação e modernização do sistema de transporte e trânsito da Grande Vitória.

Antes de chegar ao Palácio Anchieta – a sede do governo capixaba – Casagrande foi senador da República, deputado federal, vice-governador e deputado estadual, além de exercer cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município da Serra e secretário de Desenvolvimento Rural em Castelo.

Em seus mandatos no Congresso, Casagrande idealizou a reformulação do Código do Processo Penal, criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, presidiu a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor e teve participação destacada no debate dos grandes temas nacionais. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1987, liderou a agremiação no Senado Federal e hoje é secretário-geral de sua Executiva Nacional.

Em outubro de 2018, foi novamente eleito governador do Espírito Santo, ainda no primeiro turno, com base em amplo e ambicioso programa de desenvolvimento econômico e social. Logo nos primeiros meses de mandato, tornou realidade um Fundo Soberano inédito no Brasil, lastreado em recursos derivados da indústria petrolífera. Criou também um fundo de investimento, para impulsionar as obras de ampliação e modernização da infraestrutura estadual.

Com o advento da pandemia da Covid-19, Casagrande destacou-se nacionalmente pelas ações de enfrentamento à crise sanitária e lançou o Plano Espírito Santo, em ampla parceria com o setor privado, para garantir a retomada das atividades econômicas no estado.

Em 2022, Renato Casagrande foi reeleito e vai para seu terceiro mandato à frente do Governo do Espírito Santo.

Informações adicionais:

1991 a 1994 – Deputado Estadual

1995 a 1999 – Vice-Governador

2003 a 2006 – Deputado Federal

2007 a 2010 – Senador

2011 a 2014 – Governador

2015 a 2018 – Presidente da Fundação João Mangabeira

2019 a 2022 – Governador

2022 – Reeleito Governador

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard