13/09/2010 21h27 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Alunos da Saturnino Ragel aprendem História com personagens

A Escola Estadual Saturnino Rangel Mauro, em Cariacica, desenvolveu com os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental o projeto “Caminhos do Saber: um encontro com a História e seus personagens”. Para surpreender e divertir os alunos, a professora se caracterizou de personagens históricos em sala de aula.

Fotos: Asse. de Com./Sedu

O projeto buscou trabalhar os conteúdos históricos por meio da teatralização.

Segundo a professora Penha Lúcia Andrade, o projeto buscou trabalhar os conteúdos históricos por meio da investigação dos fatos. “O objetivo foi transformar uma simples aula de História em algo prazeroso e interessante. Caracterizando-me de personagens históricos desenvolvemos uma nova maneira de levar o conhecimento ao aluno.”

O projeto foi dividido em três frases: primeiro, a introdução ao conteúdo com imagens, fontes históricas, leitura de textos, de pesquisas online e coleta de informações sobre o assunto. Depois, houve aulas temáticas, quando os alunos foram apresentados aos personagens históricos, por meio da caracterização do professor e teatralização. Para finalizar, uma degustação de alimentos consumidos no período histórico em questão.

Caracterizando-se de personagens históricos, professora promove nova maneira de levar conhecimento aos alunos.

“Muitas vezes, nós, professores, temos que descobrir novos métodos de trabalho e a melhor maneira de abordar conteúdos que propiciam o desenvolvimento das competências e habilidades. Por meio dessas atividades, os alunos se mostraram cada vez mais dispostos à participação nas aulas, interagindo com os colegas, se aproximando do professor e mostrando interesse no aprendizado adquirido”, comemora a professora.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard