14/07/2010 21h54 - Atualizado em 24/01/2019 13h19

Alunos de escola estadual em Domingos Martins visitam Exposição internacional Einstein

Olhos vidrados em cada experiência, curiosidade aguçada e atenção redobrada sobre a vida do maior físico de todos os tempos, Albert Einstein. Esta foi reação dos 100 alunos da Escola Estadual Teófilo Paulino, de Domingos Martins, que visitaram a Exposição Internacional Einstein, nesta quarta-feira (14).

A velocidade da luz, o espaço, o tempo, o movimento, os átomos e a gravidade foram apenas alguns dos estudos do maior “gênio” da física, que os estudantes puderam conhecer na mostra que permanece no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 03 de outubro.

Na ocasião, os estudantes, além de conhecerem mais a fundo as teorias de Einstein, também tiveram a oportunidade de observar documentos raros, fotos, objetos pessoais, obras de arte e vídeos. Curiosidades como o lado social do físico, seu boletim escolar, o prêmio Nobel que ele ganhou e as cartas que o cientista trocou com familiares, amigos e autoridades, também puderam ser vistos durante a visita.

“A exposição está linda. Esse momento foi muito importante para nós. Conhecer toda a história do físico que fez a diferença para nossas vidas hoje é maravilhoso. Com toda a sua inteligência, ele só nos deixou coisas boas. Apesar de já conhecermos alguns estudos de Einstein, não tínhamos ideia de tudo que vimos aqui”, disse a aluna do 3º ano Raiane Reinholz.

Ela também contou o que mais chamou sua atenção na exposição: “achei muito interessante saber que, apesar de toda sua inteligência, ele era uma pessoa normal, que tinha defeitos como nós. Digo isso porque hoje nos conscientizamos de que com dedicação e estudo também podemos deixar coisas boas que farão a diferença para as futuras gerações. Essa visita foi simplesmente perfeita”.

Já para o estudante do 3º ano Daniel Ewald Montenegro, a interatividade fez toda a diferença. “Esta exposição é muito interativa, isso nos ajudou a entender melhor as teorias. Adoro Física e Matemática e visitar esta exposição só concretizou minha vontade de fazer curso superior em Engenharia. Posso dizer que este foi um momento extraordinário”, finalizou.

O professor de Física, Romildo Luiz Christ, disse que é fã de Einstein e ainda assim viu coisas inéditas para ele. “Esta é, com certeza, a exposição mais rica que já visitei. Uma oportunidade única para os estudantes capixabas. Conseguiram materializar uma linguagem científica de forma lúdica para entendimento de todos. A partir desta visita vamos montar uma exposição na escola para aprofundamento do estudo e apresentação para aqueles que não têm a oportunidade de fazer esta visita, assim como fizemos depois da visitação as exposições de Da Vinci e Darwin.”

Romildo ainda contou que o cinema 3D e o espaço especial dedicado à visita de Einstein ao Brasil, em 1925, foram partes da exposição que também chamaram bastante a atenção dos estudantes. Nesta quinta-feira (15), outra turma de 100 alunos da Escola Estadual Teófilo Paulino sairão de Domingos Martins para visitar a Exposição Internacional de Einstein.

Exposição

O público capixaba pode conferir a Exposição Internacional Einstein, no Palácio Anchieta, em Vitória, até o dia 03 de outubro. As vistas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 08 às 18 horas, e nos domingos e feriados das 10 às 18 horas.  Escolas e grupos que desejarem agendar visitas guiadas devem fazê-lo pelo telefone do Instituto Sangari.

Outras informações sobre a exposição: www.einsteinbrasil.com.br

Pesquisa

Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.

Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Einstein tornou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

A expectativa da organização da exposição no Palácio Anchieta é receber, no Espírito Santo, um público de 90 mil pessoas. A Exposição Internacional Einstein já foi vista por mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. A versão brasileira foi inaugurada em 2008 e já passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Serviço:
Exposição Internacional Einstein
Data: 07 de julho a 03 de outubro
Local: Palácio Anchieta
Horário de visitação: Terça a sexta-feira das 8 às 18 horas / Sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas.
Visitas guiadas: 0300 789 0002
Entrada Gratuita

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard