20/07/2010 22h25 - Atualizado em 24/01/2019 12h45

Alunos de Guaçuí mostram que entendem de literatura e cidadania

“Olhares sobre Guaçuí”: este foi o tema da 9ª edição da Semana Romântica da Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, localizada no município. Durante quatro dias, toda a unidade de ensino se envolveu com uma das características do Romantismo, o período literário, com o objetivo de mostrar as riquezas da região. Além da aprendizagem e apresentações culturais, o projeto visou à arrecadação de alimentos, agasalhos e itens de limpeza que serão entregues para entidades carentes nesta quarta-feira (21).

De acordo com o professor organizador do evento, Carlos Ola, em dois meses de preparação, a arrecadação foi histórica e superou todas as edições anteriores do projeto. “Os alunos conseguiram arrecadar mais de três toneladas de alimentos e mais de duas mil peças de roupas para serem distribuídas a famílias carentes. Isso só foi possível porque unimos nossas forças. A arrecadação foi feita pelos turnos matutino e vespertino e ainda pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) no noturno”.

Além do espírito de solidariedade, diversas apresentações artísticas marcaram a Semana, entre elas teatro, dança, sarau de poesias, músicas, romances e até mesmo a simulação de um júri da época. Para a diretora Maria Lúcia das Dores, resgatar a história do município por meio de Arte é importante para a formação dos alunos. “Este projeto vem para despertar tanto a formação escolar quanto a formação cidadã dos nossos estudantes”.

Todo o trabalho foi contextualizado. No decorrer das apresentações, os alunos do 3ª ano do Ensino Médio encenaram o Auto do Brasil 500 Anos, numa mostra das etnias que contribuíram para a formação do país até os acontecimentos históricos das últimas décadas. Em seguida, voltaram-se para a história do município com a encenação do Auto de Guaçuí, desde a chegada de Manuel Esteves de Lima e Justino Maria das Dores, passando pela luta de emancipação política até personagens contemporâneos.

Um dos momentos que marcaram o evento foi a apresentação de valsa com declamação de uma crônica escrita por Rubem Braga, em 1931, sobre a cidade de Guaçuí. Símbolos do município como o brasão, o hino e a bandeira também foram apresentados pelos alunos.

O evento contou com a representação de manifestações populares com direito a tradicional festa junina, quadrilha e casamento encenado com bastante humor. Os alunos também enviaram seus recadinhos de amor e assistiram a apresentações de artistas locais. “Essa participação de convidados é uma forma de mostrar um pouco da cultura que se faz na nossa cidade e que nem sempre despertamos para ela”, ressaltou a professora de Língua Portuguesa, Roberta Nogueira.

Outro destaque da Semana Romântica foi a apresentação do Fórum Luiz Tatagiba, em que alunos realizaram um júri simulado com o ré sendo representado por uma a garrafa “PET”. Os estudantes tiveram que apontar nos autos do processo se a garrafa descartável, tão utilizada no mercado, é culpada ou inocente pela depredação do meio ambiente. “Foi um grande momento em que, além de discutir um tema atual, eles puderam conhecer os trâmites de um tribunal”, disse Carlos.

De acordo com os alunos, o dia de maior movimentação foi o das gincanas culturais e da solidariedade. As “provas” envolveram conhecimento da história do município e muita criatividade. Fatos históricos foram vividos pelos alunos que, caracterizados de políticos e figuras conhecidas da sociedade local, deram um toque de humor a inúmeras situações.

“Foi uma forma divertida de aprender a história de nosso município e conhecer sobre a cultura local”, disse a aluna do 3º ano, Lara Louzada. “O resultado da Semana foi bastante positivo, pois, além do conhecimento da história e da cultura de Guaçuí, os alunos colocaram em prática outras competências como a encenação teatral e a exposição de fotografias tiradas sobre vários ângulos da cidade que ficou durante uma semana na Galeria Zélia Viana de Aguiar, no Teatro Municipal”, concluiu Carlos Ola.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard