Aquecimento global é tema de pesquisa científica em escola de Guaçuí
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Miguel De Sanctis, de Guaçuí, tiveram uma aula interativa na disciplina ‘Pensamento Científico’, com base em pesquisas obtidas por meio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
A aula foi ministrada pelo professor Marcelo Henrique de Souza. “A disciplina ‘Pensamento Científico’ vem corroborar com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Surpreendentemente, a aceleração do desgelo na Antártica contribuirá para o aumento do nível do mar nos próximos anos. Tal fenômeno foi mensurado pela Faculdade de Ciências da Terra e da Universidade de Melbourne, afirmando que o aquecimento global está sendo causado pelo homem e acelerando o processo”, explicou o professor.
Para realizar o experimento com os alunos, foi utilizada uma caneca de vidro transparente com água até a borda, em que foram adicionadas três pedras de gelo, o que fez com que ocorresse uma elevação mediante a força mais pesada sobre a mais leve.
“Foi mostrado para os estudantes, por meio de teoria e prática, sobre as massas e densidade da água, o que poderá a vir ocorrer no planeta Terra caso continue aquecendo. O experimento foi desenvolvido e repetido várias vezes, dando resultados positivos e esperados”, acrescentou o professor, que também leciona Geografia.
Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é uma organização científico-política criada em 1988, no âmbito das Nações Unidas (ONU) pela iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Tem como objetivo principal sintetizar e divulgar o conhecimento mais avançado sobre as mudanças climáticas, que hoje afetam o mundo, especificamente o aquecimento global, apontando suas causas, efeitos e riscos para a humanidade e o meio ambiente e sugerindo maneiras de combater os problemas.
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