27/08/2010 20h53 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

Assembleia Comunitária do Iases mobiliza população da Serra

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese) e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), realizaram nesta sexta-feira (27), a V Assembleia Comunitária que mobilizou moradores da Serra, familiares de adolescentes e representantes da comunidade socioeducativa.

O evento teve início às 9 horas no Cine Teatro Shopping Norte, em Jacaraípe, na Serra, com o tema central: ‘O fortalecimento das relações familiares para uma convivência social’.

Estiveram presentes, a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; a vice prefeita da Serra, Madalena Santana; a juíza da Infância e Juventude da Serra, Janete Pantaleão; as promotoras de Justiça e da Educação, Abigail Teixeira e Claudia Sasso; a secretária municipal de Educação, Márcia Lamas; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Saraiva; o gerente de Meio Ambiente e Comunicação da ArcelorMittal Tubarão, Sidemberg Rodrigues, além de representantes de organizações sociais, empresários parceiros do Iases.

A Assembleia foi aberta pela presidente do Iases, Silvana Gallina; pelo diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), Gerardo Mondragón; e pela coordenadora do projeto ‘Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grandes) da Inbradese, Tatiane Melo.

Silvana destacou a importância do projeto ‘Adolescência Sem Grades’ no atendimento ao adolescente em conflito com a lei. “Este projeto e este momento têm um sentido fundamental para o Iases. Esta política pública não pode ter como prioridade a construção de unidades, essa não deve ser a única resposta e sim a última resposta no atendimento socioeducativo. E é neste sentido, de articulação entre as redes, entre as políticas públicas, com as famílias e com a comunidade que construímos, enfrentamos e prevenimos o ingresso das nossas crianças e adolescentes nas medidas socioeducativas”, disse.

O tema central da V Assembléia sobre o fortalecimento das relações familiares para uma convivência social foi apresentado pelo professor convidado, Gonçalo Medeiros, presidente do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil. Na plateia, além de adolescentes também estudantes de escolas da Serra.

O professor Gonçalo Medeiros, interagiu com o público, ao abordar o tema central do encontro.

O palestrante abordou de forma interativa, assuntos relacionados ao fortalecimento das relações familiares, com base nos princípios da filosofia escolar voltada para os valores humanos. O professor mostrou que a paz também se “aprende” na escola.

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, realizaram uma participação especial na Assembleia. Eles apresentaram o Hino Nacional no ritmo do congo capixaba e ainda encenaram a peça teatral ‘A Outra Face’, que traz no enredo histórias das relações familiares.

A realização de Assembleias Comunitárias tem com o objetivo de apresentar informações e resultados sobre o trabalho socioeducativo realizado junto aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação, e promover um espaço de reflexão e discussão sobre perspectivas de inclusão social e mudanças na vida dos socioeducandos.

Esta ação é uma estratégia prevista no projeto internacional ‘Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grades), realizado no Brasil pela Inbradese e que, no Espírito Santo, conta com o apoio do Iases e da Acadis, que apresenta modelos alternativos de resolução de conflitos relativos a adolescentes autores de atos infracionais na América Latina, em desenvolvimento nos seguintes países: Colômbia, Brasil, Equador, Guatemala e Peru. O projeto ‘Adolescência Sem Grades’ é apoiado pelo Escritório Internacional Católico da Infância (BICE).

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol