18/08/2017 17h05 - Atualizado em 21/08/2017 12h19

Confira a programação especial da Biblioteca Pública no mês de agosto

A Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá, em Vitória, apresenta mensalmente atividades multiculturais para todos os públicos com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura e a democratização da informação. E, neste mês de agosto, a instituição vai promover ações especiais como a oficina de boneca Abayomi e narração de história, o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo e o projeto Semeando a leitura. Todos com entrada franca.

Confira a programação:

Visita monitorada/Projeto Semeando a leitura

Data: 24/08 (quinta). Horário: 14h

A biblioteca vai receber o Grupo da terceira idade da Unidade de saúde de Jesus de Nazaré, Vitória. Os visitantes conhecerão os diferentes setores e acervos do local e participarão de um bate-papo sobre a importância da literatura com a estagiária de biblioteconomia Bianca Faller e o escritor Pedro J. Nunes.

O Projeto Semeando a Leitura consiste em uma visita monitorada feita para receber turmas de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, que vêm conhecer pela primeira vez a biblioteca. Essa visita às dependências do local para conhecer os diferentes setores e acervos é acompanhada de uma roda de conversa sobre a importância da literatura em com o escritor residente.

Oficina “Contação de História: Boneca Abayomi”

Data: 25/08 (sexta). Horário: 14h

A Biblioteca vai promover, na próxima sexta-feira (25), a oficina “Contação de História: Boneca Abayomi”, realizada pelo setor Infantojuvenil e ministrada pela professora Silênia de Azevedo Silveira Rangel. A oficina vai apresentar a história da Boneca Abayomi, um símbolo de resistência do povo africano nos tempos de escravidão no Brasil. No evento, os participantes também terão a oportunidade de aprender a confeccionar as bonecas juntamente com orientação sobre o respeito e a valorização da cultura afro-brasileira.

A oficina será para que tem experiência profissional no ensino da Língua Portuguesa em níveis fundamental, médio e superior. O material para confecção das bonecas será disponibilizado pelo setor.

Para participar da oficina basta ter mais de 18 anos e realizar a inscrição pelo telefone (27) 3317-9654, ou pessoalmente na Biblioteca. As inscrições são limitadas.

Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo – SEBPES

Data: 29/08 (terça) e 30/08 (quarta) - Horário: 9h às 17h.

O evento tem o objetivo de apresentar e difundir o Programa Conecta Biblioteca, por meio do qual a Fundação Bill&Melinda Gates tem contribuído para implementar ações e projetos de valorização das bibliotecas públicas no Brasil em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), órgão ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura (MinC).

A programação conta com a participação de bibliotecárias coordenadoras das Bibliotecas Municipais de Domingos Martins e Cariacica, que foram contempladas e premiadas pelo desenvolvimento de Boas Práticas, e com a palestra da professora e escritora Glória Kirinus sobre a importância da leitura e da literatura nas bibliotecas.

O encontro será realizado no auditório da instituição e também vai contar com a presença do secretario de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos. Mais informações: 3137.9349.

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz