14/12/2022 11h56

Dia D de vacinação contra Covid-19 acontece neste sábado (17)

O Espírito Santo se encaminha para finalizar o ano de 2022 com mais de 9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas e, neste sábado (17), será mais uma oportunidade para a população de completar o esquema vacinal no último dia D do ano. 

Segundo dados do Painel Vacina e Confia, apenas 24% da população elegível para a segunda dose de reforço (D4) procurou uma unidade de saúde para recebê-la e 51% da população recebeu a primeira dose de reforço (D3). 

A Secretaria da Saúde (Sesa) destaca que a vacinação contra a Covid-19 já está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade. A imunização de crianças de seis meses a menores de três anos acontece de acordo com operacionalização do município, seguindo a orientação da Resolução CIB nº 267/2022. 

“Ainda temos uma baixíssima adesão de pais e responsáveis pela imunização das crianças contra a Covid-19. As vacinas são seguras e, o mais importante, protegem a nós e também as crianças de evoluir a casos graves e a óbito. Além disso, no dia D teremos a oferta de outros imunizantes, dando mais uma oportunidade para que a família atualize a caderneta de vacinação”, destacou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

O dia D contemplará, além de doses contra a Covid-19, a Multivacinação, com doses contra a Influenza, Meningite, Sarampo e demais vacinas de rotina. A Multivacinação oportuniza a imunização daqueles que estejam com esquemas incompletos ou que ainda não receberam as vacinas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. 

A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa), segundo levantamentos das Regionais de Saúde, é que cerca de 17 mil doses sejam aplicadas entre os imunizantes disponíveis. Procure a unidade de saúde mais próxima e se imunize.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard