23/10/2010 16h26 - Atualizado em 21/01/2019 11h43

Domingos Martins: Programa ‘Voz no Campo’ chega ao distrito de Biriricas

Este sábado (23) foi de festa em Biriricas, distrito de Domingos Martins. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), confirmou uma importante benfeitoria para melhorar a infraestrutura na área rural do município: a telefonia fixa, que vai atender a residências, unidades públicas e estabelecimentos comerciais.

A inauguração contou com as presenças do governador Paulo Hartung; dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; e da Saúde, Anselmo Tozi; do senador e governador eleito Renato Casagrande; do diretor presidente da Ceasa, Luiz Carlos Prezotti; do prefeito do município, Wanzete Kruger, dentre outras autoridades, além de lideranças locais e moradores da região.

Para a realização do programa ‘Voz no Campo’ no distrito de Biriricas foram investidos R$ 1.556.381,27, sendo R$ 526.662,90 do Governo do Estado; R$ 529.718,37 do município e R$ 500 mil da operadora de telefonia. O investimento vai beneficiar inicialmente a 500 pessoas.

Para inaugurar o serviço, o governador Paulo Hartung realizou a primeira ligação telefônica para sua mãe, Lilian Hartung.

O secretário Enio Bergoli ressaltou a importância do programa ‘Voz no Campo’ e fez um balanço, apontando que o Espírito Santo é o Estado onde mais se instalou a telefonia no meio rural e que um terço das comunidades rurais já contam com o serviço

“Essa é a 422ª comunidade que recebe o programa, e esse benefício vai garantir aos moradores de Biriricas mais do que a comunicação com parentes e amigos, vai aproximar as pessoas das informações do mercado agrícola e possibilitar a conexão com a internet. Voltaremos em breve para inaugurar o ‘Voz no Campo’ no distrito de Melgaço”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Enio Bergoli

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria celebrar a chegada da telefonia rural em Biriricas, uma ferramenta que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Hartung enfatizou que o Governo do Estado vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região.  “Nosso modelo de desenvolvimento contempla todas as regiões. É geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. Estamos levando para o interior do Estado políticas públicas que estabeleçam um campo de igualdade de oportunidades entre os capixabas”, afirmou.

O representante da comunidade, Elcio Wendelino Bremenkamp, disse que por meio do programa vai ser possível a comunidade ter um melhor acesso às informações da cidade e também à internet. “A comunicação vai ser mais dinâmica e vamos ter estabilidade nas ligações já que com celular temos queda de sinal”, indicou.

Morador da comunidade e comerciante, Edmilson Vanderlei Volkers, recebeu com grande alegria o benefício da comunicação. “Vai ser muito importante para o meu comércio e para a comunidade inteira. Nós tínhamos celular rural, mas é muito inconstante, agora nossa ligação não vai cair mais e vai ajudar a baixar o valor da conta”, comemorou.

Edmilson Vanderlei Volkers

Durante o evento, a Seag fez a entrega de um caminhão pipa para ser utilizado pelo município. A ação faz parte do “Programa de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais Capixabas” e o veículo vai ser utilizado na conservação das estradas com preservação do meio ambiente.

Voz no Campo

O programa de telecomunicações rurais foi iniciado em 2003, e até o ano de 2006 beneficiou cerca de 150 mil pessoas em 164 comunidades rurais de 66 municípios, com investimentos da ordem de 21 milhões de reais. Já entre 2007 e 2008 foram beneficiadas 133 comunidades de 55 municípios, com um investimento aproximado de R$ 4 milhões.

Em 2009, foram instalados 124 orelhões, em 124 comunidades, com um investimento do Estado de R$ 3.192 mil. Já os projetos para o ano de 2010 contemplam 33 comunidades rurais de 13 municípios capixabas.

O programa tem por objetivo disponibilizar ao agricultor uma moderna rede de telecomunicações, com transmissão de voz e de dados, além de acesso à internet, possibilitando aumentar o poder de barganha dos agricultores frente ao mercado de produtos e insumos. Além disso, cria condições para elevar o padrão de bem-estar das famílias rurais.

Municípios beneficiados

Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Pancas, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, Vila Valério, dentre outros.

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito a telefonia no meio rural, está prevista no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e as orientações de Governo para o período de 2007/2010.

O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco