Estado alcança 56,7 mil doses aplicadas na primeira semana da Campanha de Multivacinação
Iniciada no dia 04 de novembro, a Campanha de Multivacinação já alcançou em todo Espírito Santo 56,7 mil doses aplicadas até essa segunda-feira (11). A Multivacinação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade que estejam com doses em atraso para atualização da caderneta, e acontece até o dia 23 de novembro, com doses disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo o Estado.
Entre as doses mais buscadas estão a da Influenza, a da dose de reforço contra a Poliomielite com a versão inativada (VIP), a “injetável” e a da dengue, sendo aplicadas 10.513 doses da vacina contra Influenza, 9.599 doses da VIP e 5.583 doses da vacina contra a dengue. Os dados são do sistema Vacina e Confia. Além disso, os demais imunizantes ofertados também estão recebendo procura para atualização da caderneta.
“Os dados nos mostram que a campanha está alcançando o seu objetivo, que é o de resgatar aqueles que ainda não foram vacinados ou estão com esquema em atraso, como observamos pelos imunizantes mais buscados nesta primeira semana de Multivacinação”, comemorou coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo.
A coordenadora reforça também a importância de pais e responsáveis estarem atentos para a atualização do reforço da vacina contra a Poliomielite, que desde o dia 04 de novembro, passou a valer em todo território capixaba como dose na versão inativada (VIP), a “injetável, unicamente aos 15 meses.
“As famílias que têm crianças acima de 15 meses a menores de 5 anos que ainda não tomaram o reforço da VIP, é importante que se dirijam aos serviços de vacinação. Além disso, aquelas nessa mesma faixa de idade que tomaram apenas um reforço da versão em gotinha, precisam receber um reforço com a vacina injetável da Poliomielite”, alertou Danielle Grillo.
A Campanha de Multivacinação teve início no Espírito Santo no último dia 04 de novembro e se encerra no próximo dia 23, quando acontece o Dia D de mobilização nos 78 municípios do Estado. Para a campanha, o Ministério da Saúde encaminhou mais de 570 mil doses de diferentes imunizantes.
A Multivacinação é uma estratégia que, além de atualizar os esquemas em atraso, também auxilia na ampliação das coberturas vacinais com o aumento da proteção das crianças e adolescentes. Segundo dados do sistema de informação Vacina e Confia, até agosto deste ano, o Estado alcançou e superou a meta parcial de cobertura de três das dez vacinas prioritárias da rotina de crianças menores de dois anos de idade do Plano Estadual de Saúde. São elas: BCG com cobertura de 93,16% (meta de 90%); Tríplice Viral com cobertura de 95,46% (meta de 95%) e; Rotavírus com cobertura de 90,06% (meta de 90%).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br