Estudantes de escola estadual de Ecoporanga fazem visita técnica ao Prodest
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa terça-feira (10), a visita de estudantes do curso de Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ecoporanga, localizada no município de Ecoporanga.
Inicialmente, os alunos conheceram as atividades da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic), apresentadas pelo supervisor de Serviços Web do Prodest, João Vitor Cosmo. Ele abordou o conceito Devops (iniciativa que integra áreas de desenvolvimento, suporte de TI, entre outras).
Além disso, receberam informações sobre os serviços de gestão de banco de dados, administração de 24 mil contas de correio eletrônico e de segurança da informação de sites e sistemas hospedados no Data Center do Estado, situado na sede da autarquia, em Vitória.
Foram também destacadas as tecnologias adotadas pela Geptic na realização de serviços, como o Dynatrace (monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento) e Zimbra (administração de contas de correio eletrônico).
Data Center
Na atividade, os alunos foram à sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Medeiros Gardioli.
Houve um detalhamento de como está estruturada a rede de fibra óptica do Governo do Estado, que engloba a Região Metropolitana da Grande Vitória (RGMV) e municípios do interior do Estado.
Também foram explicados os serviços de virtualização de servidores, a instalação de equipamentos das redes de fibra óptica do Poder Executivo Estadual e o provimento de acesso à internet para os órgãos estaduais.
Serviços Digitais
Na parte final da visita, os estudantes também conheceram os serviços prestados pela Gerência de Sistemas (Gesit), que foram apresentados pelos analistas de Tecnologia da Informação Jussara Teixeira e Vinícius de Freitas Soares.
Um dos destaques foi o desenvolvimento do Conecta Cidadão, plataforma que tem informações sobre 618 serviços do Governo do Estado, sendo 332 digitais, 156 parcialmente digitais e 130 presenciais.
Na apresentação, os universitários conheceram o Acesso Cidadão, solução de login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta viabiliza o uso de mais de 240 sistemas.
Também foram destacadas várias soluções do Prodest com foco na evolução digital do Poder Executivo, como o Agenda ES, o sistema de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o software Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.
O sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual, os serviços digitais do Detran|ES e o sistema de inscrições para o Programa Jovens Valores também foram detalhados durante a apresentação.
Por último, houve uma explicação sobre o serviço de inteligência artificial desenvolvido pelo Prodest e que está sendo utilizado para identificação de processos. A partir de um resumo do processo, a solução informa a que modalidade ele pertence, obtendo mais de 90% de acurácia.
Na avaliação do professor Deyvid Oliveira Rocha, a visita proporciona aos alunos uma grande oportunidade de compreender como o conteúdo apresentado em sala de aula é importante para o desenvolvimento profissional.
O estudante João Guilherme Cerqueira Marques afirmou que gostou bastante da metodologia adotada para explicar os serviços oferecidos pelo Prodest. Ele também disse que a apresentação na área de desenvolvimento de sistemas foi muito interessante.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br