13/12/2023 13h06

Evento cultural em Nova Venécia celebra a capoeira e promove transformação social por meio da educação

De sexta-feira (15) até domingo (17), no bairro Padre Gianni, em Nova Venécia, o projeto “Educação Patrimonial na Varanda da Bia” será realizado com uma programação repleta de atividades culturais que valorizam a tradição e a imaterialidade da capoeira, com aulas ministradas por renomados mestres do estado.

Sob coordenação de Josemar Ribeiro – mais conhecido como Formando Kojak, do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A –, a iniciativa promove oficinas de capoeira com foco na educação patrimonial. As aulas, destinadas a crianças e adolescentes, acontecem aos sábados pela manhã na famosa Varanda da Bia.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto busca despertar a autopercepção, melhorar a autoestima e promover o conhecimento e a educação cultural entre os moradores do bairro, sobretudo a população mais jovem.

A Varanda da Bia é um espaço consolidado na comunidade como ponto de referência, especialmente por sediar inúmeras atividades voltadas à assistência social e por ser um ambiente de vivências diversas. Agora, fortalecido com as ações de promoção cultural em parceria com Formando Kojak, amplia sua área de atuação.

O evento é uma oportunidade para vivenciar a capoeira em sua essência. Além de aulas com importantes mestres – entre eles, Mestre Capixaba, Mestre Clebão, Mestre Jeffinho, Mestra Baixinha, Mestre Gororoba e Mestre Amâncio –, também serão realizadas Oficinas das Emoções, ministradas pela psicóloga Natiele Cruz.

No domingo, ápice do evento, crianças e adolescentes atendidos pelo projeto participam ainda de um batismo de capoeira, momento especial de iniciação na prática, no qual vão jogar pela primeira vez em uma grande roda com um mestre ou professor, recebendo na ocasião seus “nomes de guerra”.

15/12 (sexta-feira)

Palestra e aula de capoeira com Mestre Capixaba
Horário: a partir das 18h
Local: Quadra da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dom Daniel Comboni, Avenida Mateus Toscano, 163, Municipal I, Nova Venécia