27/09/2010 12h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h08

Faça Fácil inicia atendimento nesta segunda (27) com 16 órgãos públicos e mais de 400 serviços

Carteira de identidade e de trabalho, serviços postais e bancários, vistoria de automóveis, atendimento ao consumidor e mais de 400 outros serviços públicos estão disponíveis ao cidadão capixaba no Faça Fácil Cariacica, a primeira Central de Atendimento Integrado do Governo do Estado. No local, a população terá acesso a atendimento de segunda a sábado, com 16 órgãos públicos em um só lugar.

O Faça Fácil está localizado em frente ao Terminal de Campo Grande, em Cariacica. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas. O tempo de conclusão e entrega dos serviços será agilizado no Faça Fácil. Um exemplo é a emissão do documento de identidade, que atualmente leva 20 dias, e será reduzida para até cinco dias úteis.

Já no caso da carteira de trabalho, a emissão será em dois dias. Além disso, eleitores de todo o Estado serão atendidos na Central. Atualmente, cada cartório eleitoral só realiza serviços para cidadãos de sua zona eleitoral.

Em uma área construída de 5.169m2, o prédio chama a atenção de moradores e da população em geral que passa pela Rodovia Leste-Oeste, em Cariacica. Ele é dividido em dois pavimentos e, além disso, tem uma área externa para a vistoria de automóveis. O cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço buscado e o encaminha para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado para o atendimento.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranqüilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

O Escritório de Atendimento ao Cliente da Cesan de Cariacica e Viana e, ainda, o escritório da Escelsa no município, passam a funcionar na Central Faça Fácil. Além destes dois órgãos, estão presentes também o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Correios, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Banestes Mais Fácil, Escelsa, Junta Comercial, Prefeitura de Cariacica, Polícia Civil, Procon, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros.

Lá, os cidadãos encontram diversos serviços: pagamentos de taxas, banco postal, passe livre, atestado de antecedentes, alistamento militar, seguro desemprego, título do eleitor, etc.

“A partir desta segunda, estamos estabelecendo um novo paradigma no serviço público capixaba, no que diz respeito ao padrão de atendimento ao cidadão, oferecendo serviços públicos com eficiência e rapidez. É serviço público e de qualidade”, ressalta o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, que vai acompanhar “in loco” o início das atividades.

“O objetivo dessa central é facilitar a vida da população capixaba. Com vários serviços num só lugar, o cidadão vai economizar tempo e resolver seus problemas com mais agilidade e, principalmente, conforto”, ressaltou o secretário. A previsão é de que sejam realizados 6.000 atendimentos por dia no Faça Fácil Cariacica.

O Faça Fácil segue um modelo de prestação de serviços públicos com a implantação de centrais de atendimento integrado, a exemplo das que já existem em outros Estados, como o SAC, na Bahia; o Poupatempo, em São Paulo; Expresso Cidadão, em Pernambuco; Vapt Vupt, em Goiás; Rio Poupatempo, no Rio de Janeiro; e o Super Fácil, no Amapá.

Órgãos participantes:

1- Da Administração Estadual:
 Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon

2- Da Administração Federal:
 Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;

3- Da Administração Municipal:
 Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;

4- Do Poder Judiciário: Tribunal Regional Eleitoral- ES;

5- Outros: Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas:

- emissão de carteira de identidade em no máximo 05 dias úteis;
- carteira de trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Leia ainda:

Escritório de Atendimento da Cesan passa a funcionar na Central Faça Fácil