02/09/2010 22h02 - Atualizado em 21/01/2019 17h04

Governador visita o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) e entrega máquina agrícola em Vila Pavão

O governador Paulo Hartung, acompanhado pelo secretários de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Tarciso Vargas; e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, visitou nesta quinta-feira (02) o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) do município, localizado no Córrego do Estavão. Na ocasião ele entregou uma pá-carregadeira ao município e assistiu a apresentação do programa desenvolvido pelos professores e pais dos alunos, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, no CEIER. Também estavam presentes os prefeitos Ivan Lauer (Vila Pavão), Valderes Cavalcante (Barra de São Francisco), além de secretários municipais, pais e alunos da escola.

A programação foi aberta com duas apresentações culturais, organizadas e executadas por alunos da escola com supervisão dos professores. Dois alunos do 3º ano do Ensino Fundamental apresentaram um esquete teatral com uma coletânea de Romeu e Julieta e Hamlet, de William Sheakespeare, e um grupo de dança afro composto por alunos do Ensino Médio apresentou uma coreografia.

O CEIER de Vila Pavão foi classificado para representar o Brasil na etapa mundial do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que será realizada em 25 de outubro, em Cidade do Cabo, na África do Sul, com um inovador projeto que envolve alunos e pais no universo da tecnologia digital e da comunicação. Com o tema Campo Sustentável, o projeto, orientado pelas professoras Edilene e Andréia Rodrigues, trabalha com oficinas de multimídia, criação de conteúdo para internet e manutenção de site próprio, e um programa de rádio, que vai ao ar todas as sextas-feiras com duração de 40 minutos.

O conteúdo gira em torno de ações para a melhoria da produção e da qualidade de vida das famílias do campo. Segundo as orientadoras, 32 famílias já foram impactadas diretamente pelo Campo Sustentável. “Eles passaram a checar as condições do clima na internet, aumentaram a participação no programa de aquisição de alimentos do governo, e a agricultura produzidas por eles deixou de ser de subsistência para ser comercial”, disse Andréia Rodrigues. O CEIER comemora a adesão de mais 40 famílias ao projeto.

A pá-carregadeira vai reforçar a frota da Prefeitura de Vila Pavão para a realização dos trabalhos do Programa Estadual de Melhoria da Trafegabilidade e Adequação Ambiental das Estradas Rurais. O investimento da Seag na aquisição do equipamento é de aproximadamente R$ 267 mil. O secretário Ênio Bergoli disse na ocasião que estudou em escola agrícola até os 15 anos de idade e conhece e valoriza a importância dessas instituições para as famílias da área rural. “Interagir com as comunidades é muito importante nesse processo em que todos aprendem, pois não existe saber maior ou menor, mas diferente”.

O prefeito Ivan Lauer disse que com o apoio do governo, Vila Pavão se tornou um grande canteiro de obras. “Encontramos nesse governo todo apoio necessário à garantia do bem-estar dos pavoenses” Ele aproveitou na ocasião e entregou ao governador Paulo Hartung o título de Cidadão de Vila Pavão. E lembrou, ao final do seu discurso, a importância dessa escola para a história da cidade. “Foi aqui que começou o movimento pela emancipação de Vila Pavão”, lembrou orgulhoso.

Emocionado com a força da educação no campo, o governador contou um pouco da sua própria história. “Nasci em Guaçui, interior do Estado, em 1957 e cresci ouvindo minha mãe e meu saudoso pai falando que naquele tempo a maior preocupação das famílias era deixar terras para que os filhos pudessem se estabelecer. Desde então muita coisa mudou. Hoje, conhecemos casos de pessoas que possuem terra, mas vivem em dificuldades. Só a terra não é mais suficiente, é preciso ter cuca, instrução, informação, cultura. Só assim os produtores rurais poderão utilizar tecnologia para obter crédito rural, canais de comercialização, conhecer boas sementes e técnicas modernas de plantio”.

Ele lembrou que ao assumir o governo em 2003, com o Estado sem crédito e individado, determinou que a reconstrução do Espírito Santo sempre priorizasse a educação. Antes de seguir para Montanha, onde cumpriu outra agenda, o governador visitou com o prefeito o museu do colono e uma praça em construção.

Assessoria de Comunicação/Seg
Caê Guimarães
9983-1950

Assessoria de Comunicação da Seag