06/10/2021 11h58 - Atualizado em 06/10/2021 11h59

Heliponto do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ contabiliza 30 pousos desde sua inauguração

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ conta com um novo serviço: o heliponto, único suspenso da Grande Vitória. Graças ao local apropriado para pousos de helicóptero é possível receber pacientes de diversos pontos do Estado de forma mais rápida e segura. Desde o início de sua atividade, em julho deste ano, já aconteceram 30 pousos com pacientes pela equipe do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer).

Para o diretor técnico da unidade hospitalar, Alexandre Bittencourt, a agilidade no primeiro atendimento merece destaque. “Na realidade do trauma e da emergência temos a chamada ‘hora de ouro’, que é aquela hora inicial de atendimento em que as chances de salvar o paciente são maiores. Com a possibilidade do transporte aéreo, ampliamos a possibilidade de cuidar com mais eficiência. É uma ferramenta importante também para o caso das transferências de pacientes críticos e resgates em locais difíceis”, disse.

Com a inauguração do heliponto, as operações de transporte e de resgate aeromédico realizadas pelo Notaer obtiveram um ganho considerável que se traduz, principalmente, na diminuição do tempo de resposta em cada salvamento, ao mesmo tempo em que representa para cada vítima maior conforto na remoção. 

“Em suma, cada paciente removido de qualquer parte do Espírito Santo para o São Lucas conta hoje com um atendimento ainda mais rápido, mais seguro e bem direcionado”, explicou o secretário Chefe da Casa Militar, coronel PM Jocarly Martins de Aguiar Júnior.

Já o chefe do Notaer, major PM Sérgio Luiz Anechini, reforçou a importância do local para ampliar a segurança dos salvamentos e remoções aéreas e exaltou a estrutura moderna do heliponto e o bom trabalho de toda a equipe do hospital. “Ter essa possibilidade representa uma maior segurança para as operações da aeronave, com pouso em local homologado e totalmente controlado e ainda segurança e discrição no trato com os pacientes. A agilidade e a presteza da equipe médica da unidade hospitalar são perceptíveis, complementando de maneira ímpar a atuação de excelência dos servidores do SAMU”, afirmou o major.

  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br     

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard