Hospital Infantil de Vitória realiza Jornada de Medicina Intensiva Pediátrica a partir desta quinta (26)
Entre tantos assuntos que serão discutidos na Jornada de Medicina Intensiva Pediátrica do Hospital Estadual Infantil de Vitória, um deles é a bioética, que trata, dentre outras questões, das implicações éticas despertadas diante do atendimento em saúde. O evento começa nesta quinta-feira (26) e vai até sábado (28), no auditório do hospital no bairro Santa Lúcia, em Vitória.
O tema “Bioética e Cuidados Intensivos Pediátricos” será abordado na palestra de abertura da Jornada pelo coordenador geral da Comissão de Residência Médica do Hospital Estadual Infantil de Vitória, o médico intensivista Antônio Lima Netto. Ele afirma que há uma série de considerações a serem feitas a repeito do assunto, que se coloca diante do profissional em diversas situações do dia a dia.
“Há questões cotidianas da prática médica que sempre remetem a esse contexto de bioética. Casos, por exemplo, de pacientes sem possibilidade de recuperação terapêutica, em que devem ser adotados os cuidados paliativos, ou aspectos relacionados à autorização e consentimentos para realização de certos tratamentos. Do ponto de vista do exercício médico, as diretrizes para a conduta diante desses casos são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mas essa é uma questão que está em permanente estudo”, comentou o coordenador.
Para Lima, é absolutamente relevante debater o tema bioética à luz das tecnologias atuais, das opções terapêuticas existentes hoje, da disponibilidade de recursos e das decisões compartilhadas. “Esse debate contribui para o aprimoramento da atenção do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido da humanização, da qualidade e da segurança”, avalia.
As 80 vagas da Jornada de Medicina Intensiva Pediátrica foram preenchidas. O evento é voltado não só para médicos, mas para todos os profissionais de saúde que trabalham na área de pediatria. Por ser um hospital de ensino, as vagas também puderam ser preenchidas por profissionais que ainda estão em processo de formação, como médicos que fazem residência em pediatria.
A programação conta com 19 palestras, com momentos para discussão e perguntas. Entre os palestrantes estão dois profissionais do Rio Grande do Sul. A nutricionista Carolina Drummond, professora do Programa de Pós-graduação do Hospital Moinhos de Vento; e o professor Pedro Celiny Ramos Garcia, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, autor de diversos livros de terapia intensiva pediátrica e integrante do corpo editorial e revisor de diversas revistas científicas.
“Vamos discutir assuntos relacionados ao cuidado intensivo do paciente pediátrico. Esta Jornada faz parte de um processo de educação continuada desenvolvido pelo Hospital Infantil, com o apoio do Núcleo de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde, para propiciar a oportunidade de educação permanente aos nossos profissionais e àqueles de outros hospitais, bem como contribuir com a formação do médico residente”, comentou o coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Estadual Infantil de Vitória.
Confira aqui a programação do evento.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246