13/09/2010 22h18 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Parlamento Juvenil do Mercosul: alunos da rede participam da etapa Nacional em Brasília

Muita ansiedade marcou o embarque dos quatro alunos do Ensino Médio da rede estadual – três que participaram da seletiva estadual e um indicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) – que viajaram para Brasília, nesta segunda-feira (13), onde participarão da etapa nacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul. Na capital federal, Eduardo Mariano Costa, Jarlaine Prando Souza, Rafaela de Ávila Pimentel e Marcos Coutinho disputarão com jovens de todo o Brasil uma das 27 vagas para participar da etapa internacional do evento, que será realizada em outubro, no Uruguai.

Assessoria de Comunicação / Sedu

Embarque dos alunos para Brasília.

Os alunos Eduardo, Jarlaine e Rafaela participaram da seletiva estadual. Nela concorreram estudantes de 14 a 17 anos que produziram um artigo relato com o tema “O Ensino Médio que queremos”, dando destaque a assuntos como inclusão educativa, os jovens e o trabalho, participação cidadã, direitos humanos e temas vinculados à diversidade de raça, etnia e gênero. Já o aluno Marcos Coutinho, da Escola de Mucurici, foi indicado pela Unicef. No Brasil, o projeto está sendo apoiado pelo Ministério da Educação (MEC), o Unicef e o Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Antes do embarque era nítido o nervosismo dos alunos. “Estou muito nervosa. É a primeira vez que viajo de avião, que vou a Brasília e que participo de um evento como este. Mas também estou ansiosa para aprender com outras pessoas e acredito que a união dos jovens pode melhorar a educação”, afirmou a estudante Jarlaine Souza, da Escola Estadual Maritta Motta Santos, de São Mateus.

Os alunos Eduardo Mariano Costa, da Escola Estadual Professora Ana Portela de Sá, de Vila Pavão, e a aluna Rafaela de Ávila Pimentel, da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim, já estão acostumados com eventos como estes. No ano passado, participaram da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e também se inscreveram para participar, em novembro, do Parlamente Jovem Brasileiro.

Mesmo ‘veteranos’, eles estudaram muito e acreditam que esses projetos podem gerar adultos melhores. “Eu estou ansioso. Estudei muito. Essa experiência é importante porque são jovens que no futuro serão adultos politizados e preocupados com a educação”, diz o aluno Eduardo Mariano Costa.

A diretora, Creuza Cosky, está muito orgulhosa do aluno Eduardo, de Vila Pavão. “Procuramos incentivar os alunos a participarem de atividades extracurriculares. É importante que trabalhem questões sociais, assim, além do aprendizado próprio, terão uma maior possibilidade de contribuição para a comunidade”.

O Programa Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O objetivo é contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa e Lígia Tosta Cardoso

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard