28/09/2010 16h40 - Atualizado em 21/01/2019 16h04

Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas inicia etapa de visitas

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil – encerrou as inscrições na última sexta feira (24) e deu início a uma nova etapa. A partir de agora, as empresas candidatas, que são as melhores qualificadas pela gestão, pela capacidade empreendedora do empresário e destaque de boas práticas em responsabilidade social receberão uma visita de avaliação.

As categorias avaliadas são Indústria, Comércio, Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços (em geral), e Agronegócios. O prêmio tem o objetivo de reconhecer as micro e pequenas empresas que buscam melhorias nos processos administrativos e de gestão, ampliando a visibilidade diante do cliente e do mercado.

Cada visita contará com dois avaliadores, sendo um avaliador líder, escolhido através de critérios técnicos e de desempenho; e um avaliador trainee, advindo do curso de formação, novo no processo de aprendizagem. Além de contar com o acompanhamento de um orientador, que atua com recomendações e sugestões ao avaliador líder.

Serão 66 avaliadores voluntários, e 42 deles são estreantes no processo. Para a formação e realinhamento desses avaliadores, foram realizados três cursos, sendo dois de formação, visando preparar novos avaliadores, e um curso de atualização, que tem como intuito atualizar os que já participaram de ciclos passados.

Passada a etapa de visitas, a seguinte será a da Banca de Juízes, que decide, dentre as finalistas, as vencedoras nas categorias. O resultado será divulgado na Cerimônia de Reconhecimento do prêmio.
As vencedoras estarão classificadas para a Etapa Nacional do MPE Brasil, disputando, em suas respectivas categorias, com empresas de outros estados e do Distrito Federal.

O prêmio é realizado pelo Sebrae-ES, pelo Governo do Estado, por intermédio do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes); e pela Organização Não-Governamental (ONG) Espírito Santo em Ação.

O Ciclo 2010 conta com 2.856 empresas inscritas, das quais 453 são candidatas. Em 2009, o prêmio contou com 262 empresas candidatas, o que representa um crescimento superior a 70% no número das concorrentes.

Conheça o Compete-ES

O Compete-ES é um instrumento com o qual o Governo do Estado, em conjunto com a iniciativa privada, propõe ações indutoras ao aumento da competitividade das organizações. O programa é aplicado por meio da Sedes e tem como parceiros o Sebrae e a Espírito Santo em Ação.

O objetivo é disponibilizar às empresas de bens e serviços que investem no Estado um ambiente propício à incorporação de inovações – componente base da competitividade no mercado mundial.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Fabíola Zardini
Tel.: (27) 3636-9707 / 9942-9537
E-mail: fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Vagner Bissoli
Tel: (27) 3636-9708 / 9942-1137
E-mail: vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
Texto: Thiago Deptulski
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard