Prodest realiza workshop sobre processos de preparação de dados para análise
Com a intenção de disseminar a cultura do conhecimento, o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) realizou o workshop com o tema “Pipeline de Dados com SQL Server 2022 e MinIO Data Lake”.
O evento foi realizado na sede da autarquia, em Vitória, no último dia 07, e foi ministrado pelo gerente de Gestão da Informação do Prodest, Leandro Barbieri. Ele apresentou um histórico sobre o uso das tecnologias utilizadas para criação de pipeline de dados no Instituto.
“Esse é um tipo de projeto que adiciona valor aos dados e os transformam em informações valiosas para o negócio. Além disso, os pipelines de dados nos permitem automatizar o processo de tratamento e integração de dados de diferentes sistemas, tornando-os mais confiáveis e prontos para o consumo”, afirmou Leandro Barbieri.
O presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, destacou que os workshops colaboram para os gestores de TI dos órgãos estaduais terem uma visão mais ampla sobre os serviços da autarquia. “Com uma comunicação mais clara e eficiente sobre os processos adotados, maiores são as condições de receber feedbacks dos clientes que nos ajudarão a melhorar o atendimento prestado à Administração Pública Estadual”, pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br