25/08/2010 19h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Seag participa da IV Semana da Agricultura Familiar de Anchieta

Desta quinta-feira (26) a domingo (29), o município de Anchieta irá sediar a IV Semana da Agricultura Familiar, com o tema “Juventude Rural: um caminho de possibilidades”. O evento faz parte do programa Valorização da Juventude Rural, iniciado em 2007, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O objetivo é auxiliar na transformação social de resgate do campo, por meio dos jovens, e a continuação da agricultura familiar. O evento visa a promover uma reflexão do papel que a juventude exerce na agricultura.

O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Seag, em parceria com a Prefeitura de Anchieta, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma (STRAP) e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).

“Estamos vivendo em todo o Brasil e também na Europa um envelhecimento da população rural, devido aos atrativos urbanos, como indústria, comércio, diversão, facilidades, educação. Todos esses fatores são atrativos e determinantes para o jovem sair do campo em direção à cidade. Em Anchieta não é diferente: o campo está se esvaziando. Por isso a feira este ano tem como foco principal a participação dos jovens na agricultura”, afirma o extensionista do Incaper de Anchieta, Waldemar Belém.

Para tanto, no sábado (28), das 8 às 14 horas, será realizado o seminário de jovens rurais a fim de que a juventude de Anchieta e de outros municípios vizinhos possam debater sobre a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região, e principalmente sobre a permanência dos jovens nessa atividade.

A programação também oferece visitas técnicas sobre adequação ambiental e aquicultura, uma visita turística para conhecer os empreendimentos de agroturismo implantados no município, oficinas de sacolas com material reciclado e demonstrações de confeitaria e arte floral na praça São Pedro. As atividades são gratuitas e abertas ao público da feira.

Além disso, a feira contará com estandes para a exposição de artesanatos, flores e equipamentos agrícolas e também para a comercialização de produtos in natura e agroindustriais, todos produzidos na cidade do litoral sul do Espírito Santo. Os visitantes poderão degustar mel, doces de fruta, milho, coco, geleias, licores e muitos outros produtos produzidos pelos agricultores da região.

Uma das novidades desta edição é a Feira Livre da Agricultura Familiar (realizada todos os sábados, na Praça São Pedro) que fará parte da programação desta Semana. A feira terá também uma área destinada às comidas típicas das etnias predominantes em Anchieta: portuguesa, italiana, africana e a indígena.

Para mais informações sobre as atividades, entrar em contato com o escritório local do Incaper de Anchieta:

Programação:

Dia 26 – quinta-feira
18h00 – Abertura da praça de alimentação
18h30 – Abertura oficial da IV da Agricultura Familiar de Anchieta
20h00 – Apresentações culturais “Noites Afro-brasileira”:
             Grupos de Congo “É a força da raça” e “Sol e Lua”
21h00 – Show com grupo Farinha da Terra
22h30 – Show com Irmãos Zanetti

Dia 27 – sexta-feira
08h00 às 15h00 – Visita técnica de Adequação Ambiental
                              Visita turística ao Vale Viver Corindiba