Secretaria de Justiça e municípios debatem reinserção social
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, nesta segunda-feira (20), o Fórum Permanente de Debate, organizado pelo Núcleo de Assistência Social e Psicologia (Nasp) em parceria com a Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal (Diresp). O secretário da Justiça, Ângelo Roncalli, e 70 profissionais participaram do evento, que teve representantes dos municípios de Barra de São Francisco, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Marataízes, Vila Velha e São Mateus.
Durante a manhã, foram discutidas formas de organizar o serviço em rede e fortalecer a parceria entre Estado e municípios. A coordenadora do Nasp, Maria Jovelina Debona, enalteceu o trabalho conjunto. “Nossos gestores cuidam de todo o processo técnico da parceria, mas é aqui, nos debates, que a união toma forma e todos os processos são definidos”, explicou.
No início da tarde, o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, falou para os participantes e reforçou a importância do trabalho realizado por assistentes sociais e psicólogos dentro das unidades prisionais. “Antigamente achavam que a violência era um problema exclusivo da Polícia, que deveria prender a todos. Hoje, vemos que a realidade é outra, é preciso abrigar essas pessoas em ambientes onde possam se educar, aprender uma profissão e sair melhores do que entraram”, detalhou o secretário.
A representante da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Clarice Romeiro Campos, colocou a ressocialização como o foco principal do debate. “A política de assistência social também deve passar pelas famílias, que precisam de assistência para receber os detentos. É preciso preparar ambos para esse retorno à sociedade e assim evitar a reincidência criminal”, defendeu.
Para a gerente operacional do Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim, Michele Medina, “é precisa transformar os municípios em parte ativa desse processo”. A servidora acredita que a parceria realizada com sucesso hoje na área da Saúde também deve ser estendida ao trabalho para egressos do sistema prisional. A secretária de Assistência Social de Marataízes, Angelina Faria, concorda.
“Acho fundamental essa interação das secretarias municipais. Quando está preso, o indivíduo e sua família se tornam vulneráveis, é preciso, portanto, que haja um esforço conjunto de psicólogos e assistentes sociais para reintegrar esse indivíduo ao meio onde estava antes de ser privado de liberdade”, disse a secretária.
O evento
O Fórum Permanente de Debate vem sendo realizado desde o início de 2010. Nesta segunda-feira (20), o evento foi realizado no auditório Domingos Sávio Calazans, localizado no 1º andar do Edifício Fábio Ruschi, sede da Secretaria de Estado da Justiça, em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br