03/09/2010 21h40 - Atualizado em 21/01/2019 16h59

Secult realiza ‘Fórum ES de Dança’ na Fafi

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura de Vitória, promove de sexta-feira (10) a domingo (12), o “Fórum ES de Dança”. O encontro acontece na Escola de Teatro e Dança Fafi, no Centro de Vitória, e os interessados já podem se inscrever no site da Secult, no endereço www.secult.es.gov.br.

Direcionado para alunos, pesquisadores e profissionais da dança, o Fórum tem como objetivo promover a reflexão sobre o cenário da área no Estado, no Brasil e no mundo; e fomentar o intercâmbio entre os grupos, pesquisadores e companhias de dança locais com profissionais de outros estados do Brasil.

Os debates – no estilo talk-show, e os grupos de trabalho serão realizados na Escola de Teatro e Dança Fafi. Já os espetáculos, com companhias de dança locais e de outros estados, serão apresentados no Theatro Carlos Gomes. Todas as atividades são gratuitas.

As três mesas de debate terão como foco a produção em dança e sua repercussão na cultura nacional e capixaba, abordando seus problemas e desafios. Os três grupos de trabalho terão como objetivo fomentar ideias e novas propostas para a produção local na área.

Mesas de debate e grupos de trabalho

No primeiro dia de evento, na sexta-feira (10), às 14h30, acontece a primeira mesa de debate com o tema “Panorama da dança”, que recebe como moderadora, a bailarina e coreógrafa Mitzi Marzzuti, presidente da Associação das Companhias Profissionais de Dança do Espírito Santo (Prodança). Participam da discussão a bailarina mineira Solange Caldeira, que já integrou do corpo de balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Cidade de São Paulo; e Luciana Zanandrea, membro da comissão organizadora do Encontro Estadual de Dança do Espírito Santo (Enesdança).

“Dança e Formação” também será tema de discussão no primeiro grupo de trabalho. Solange Caldeira e Monica Tenore, bailarina, coordenam o grupo. A reunião começa às 17 horas.

Encerra a programação o espetáculo “Tango sob dois olhares e Cartas Brasileiras”, do Grupo Raça Cia de Dança, de São Paulo, merecedor de mais de 80 prêmios por manter sempre trabalhos de grande qualidade poética, artística e técnica. A apresentação acontece no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas.

No sábado (11), o evento começa às 14h30 com a mesa de debate “O Corpo na Arte Contemporânea”. A mesa recebe o moderador Marcelo Ferreira (ES), coreógrafo, diretor teatral e diretor da Companhia de Teatro Urgente. Participam da discussão a carioca Marcia Milhazes, pós-graduada em Estudos da Dança e Coreografia pelo Laban Centre for Movement and Dance, de Londres, Inglaterra; e o mineiro Rui Moreira, bailarino, coreógrafo e investigador cultural.

O coordenador da dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte) Leonel Brum (RJ), e o produtor e diretor cultural, Leonardo Serra, irão compor a segunda mesa de trabalho, às 17 horas. O tema da discussão será “Danças e Políticas Culturais”. A terceira mesa, “Dança e Linguagens Contemporâneas”, contará com a presença de Marcia Milhazes, e a bailarina e escritora capixaba Flavia Dalla Bernardina, também às 17 horas.

À noite, os participantes poderão assistir aos espetáculos de dança “Receita” de Rui Moreira, “Entre dois Pontos”, da “In Pares Cia de Dança” e “Ensaio sobre a Dramaturgia das Górgonas”, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.

A programação do domingo (12) começa mais tarde, às 15 horas, com a mesa de debate “A Dança e os Novos Desafios”. O moderador será Armando Aurich, bailarino e coreógrafo que reúne a experiência de ter trabalhado com o Tucson Metropolitan Ballet, nos Estados Unidos. Participam da mesa, a pesquisadora de moda paulista Vera Sala e Alejandro Ahmed, bailarino de Santa Catarina, do Grupo Cena 11 Cia de Dança.

O “Fórum ES de Dança” encerra suas atividades com espetáculos no Theatro Carlos Gomes. As companhias de dança que se apresentam serão a Cia Teatro Urgente, com “Fahrenheit 451”; Cia Mitzi Marzzuti, com “Corpo Deserto”; Cia Enki de Dança, com “Simbolein”; e Homem Cia de Dança Contemporânea, com “Ori”. Os espetáculos começam às 20 horas.

Serviço:

- Sexta-feira (10)

Escola de Teatro e Dança Fafi
14 horas - Abertura Oficial  

14h30 às 16h30 - Mesa 1: “Panorama da Dança
Moderadora: Mitzi Marzzuti (ES)
Participantes: Solange Caldeira (MG) e Luciana Zanandrea (ES)

17 às 19 horas - Grupo de Trabalho I – “Dança e Formação”
Participantes: Solange Caldeira (MG) e Monica Tenore ES)               

Theatro Carlos Gomes
20 horas – Espetáculo “Tango sob dois olhares e Cartas Brasileiras” – do Grupo Raça Cia de Dança (SP)

- Sábado (11)

Escola de Teatro e Dança Fafi
14h30 às 16h30 - Mesa 2: “O Corpo na Arte Contemporânea”
Moderador: - Marcelo Ferreira (ES)
Participantes: - Marcia Milhazes (RJ) e Rui Moreira (MG)

17h às 19 horas - Grupo de Trabalho II – “Dança e Políticas Culturais”
Participantes: Leonel Brum (RJ) e Leonardo Serra (ES)

17 às 19 horas - Grupo de Trabalho III – “Dança e Linguagens Contemporâneas”
Participantes: Marcia Milhazes (RJ) e Flavia Dalla Bernardina (ES)

Theatro Carlos Gomes
20 horas - Espetáculos de Dança 
- Rui Moreira – “Receita”
- In Pares Cia de Dança – “Entre dois Pontos”
- Urucum Dança-Teatro – “Ensaio Sobre A Dramaturgia das Górgonas”

- Domingo (12)

Escola de Teatro e Dança Fafi
15h às 17 horas - Mesa 3 – “A Dança e os novos desafios” 
Moderador: Armando Aurich (ES)
Participantes: Vera Sala (SP) e Alejandro Ahmed (SC)

17h30 às 19 horas – Grande Plenária 

Theatro Carlos Gomes
20 horas - Espetáculos de Dança
- Cia Teatro Urgente – “Fahrenheit 451”
- Cia Mitzi Marzzuti – “Corpo Deserto”
- Cia Enki De Dança – “Simbolein”
- Homem Cia de Dança Contemporânea – “Ori”

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult
www.secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard