16/09/2010 18h40 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Semana Cultural agita escolas das regionais de Cachoeiro e Colatina

A Semana Cultural dos jogos “Na Rede” movimenta diversas escolas nas Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Até esta sexta-feira (17) diversas oficinas e atividades culturais serão realizadas nas escolas que participam das competições dos jogos Na Rede.

Na Escola Estadual Carolina Pichler, em Colatina, os alunos puderam participar de oficinas de jogos, produção de texto, dobraduras, dança, entre outras. Também foi realizada uma apresentação de teatro de fantoches com o tema “Meio Ambiente”. Outro destaque foi a competição de xadrez, que contou com a participação de alunos com deficiência auditiva.

A escola realizou ainda uma palestra com o juiz eleitoral de Colatina, Lindemberg José Nunes, que falou sobre a importância do primeiro voto na vida do jovem. A diretora Olindáurea Chieppe destacou que o evento tem gerado o interesse dos alunos por diversas atividades culturais. “A Semana Cultural tem sido muito proveitosa. É algo que desperta o interesse dos alunos pela cultura. Eles estão gostando muito e a participação é efetiva”, salientou.

Já na Escola Estadual Hosana Salles, em Cachoeiro de Itapemirim, os alunos produziram quadros e painéis no dia dedicado às Artes Plásticas. Também foram realizadas apresentações de expressões folclóricas como o boi pintadinho, as cantigas de roda e o congo. Os alunos assistiram ainda a uma palestra com um professor de Física sobre a importância de Albert Einstein.

Serão realizadas ainda também apresentações teatrais e exibições de filmes na escola. “Esta semana é muito importante para nossa escola e para os nossos alunos. Creio que a escola deva ser cada vez mais um local de aprendizagem e transformação da vida do jovem”, comentou o diretor Márcio Gomes Damartini.

A Semana Cultural será realizada em todas as SREs, sempre na mesma data da etapa regional dos jogos Na Rede, envolvendo as escolas participantes na competição. A programação varia de acordo com cada escola e contempla diversas atividades e apresentações culturais como teatro, cinema, dança, música, literatura, entre outros. As atividades já foram realizadas nas SREs Barra de São Francisco, São Mateus e Vila Velha.

A gerente do projeto Cultura na Escola da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mirtes Ângela Moreira Silva, explica que a Semana Cultural faz parte de uma série de ações para promover a cultura na rede estadual. “É uma ação do projeto Cultura na Escola, que tem como objetivo integrar, atuar e articular atividades culturais, tornando as escolas um lugar de produção cultural”, explicou.

Confira as escolas onde acontece a Semana Cultural

Escola Washington Pinheiro Meirelles
Escola Zacheu Moreira Fraga
Escola Presidente Getúlio Vargas