25/08/2016 14h59 - Atualizado em 25/08/2016 15h01

Colnago visita Casa da Cultura Largo do Chafariz, em São Mateus

A Casa da Cultura Largo do Chafariz, localizada no Sítio Histórico Porto de São Mateus, vai receber a visita do governador em exercício César Colnago, nesta segunda-feira (29), a partir das 14 horas, após as obras de restauro do local.

Artistas, produtores culturais e moradores da região também estão convidados. A programação cultural ficará por conta do coral de crianças do Projeto Araçá e do Projeto Violão no Porto, ambos de São Mateus.

O prédio funcionará como espaço cultural do município, com sala multiuso para apresentações de peças teatrais, danças, músicas, oficinas, exposições e outras formas de expressão artística e cultural. No local também há camarins e banheiros, adequados às demandas da comunidade local e dos visitantes.

O espaço também abrigará a sede da Secretaria Municipal de Cultura. As obras de restauro da Casa da Cultura Largo do Chafariz incluem recuperação das fachadas, construção de calçadas e rampas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, iluminação interna e instalação de equipamentos para apresentações culturais e exposições, climatização dos ambientes, visando à valorização do local.

A obra foi realizada entre outubro de 2015 e julho de 2016, em uma parceria entre a Secretaria de Estado da cultura (Secult), a Prefeitura de São Mateus e o Instituto Sincades, com valor total de R$ 1.331.018,55.

A Secult, a Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo e representantes do Conselho Municipal de Cultura e da comunidade local estão definindo os critérios para agendamento e as formas de utilização do espaço cultural.

Histórico

Situado às margens do Rio Cricaré, o Sítio Histórico Porto de São Mateus traz em seu conjunto a mescla de passado e presente, sempre com grande conotação cultural. Integrado ao Sitio Histórico, a Casa da Cultura Largo do Chafariz, de propriedade da Prefeitura Municipal de São Mateus, é imóvel tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, por meio da Resolução CEC nº 01/1976 no Livro do Tombo Histórico sob o no. 01 a 21, às folhas 02 a 04.

Serviço:

Visita à Casa da Cultura Largo do Chafariz, em São Mateus