31/07/2015 15h37 - Atualizado em 17/08/2016 17h34

Hartung defende qualificação de mão de obra no interior

Nesta sexta-feira (31) o governador do Estado, Paulo Hartung, destinou sua agenda para inauguração de unidades móveis voltadas a capacitação de mão de obra nos municípios de Marilândia e São Domingos do Norte, ambos na Região  Noroeste do Estado. As unidades são fornecidas pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em parceria com as prefeituras municipais e o apoio do Governo do Estado.

 

"Faço questão de acompanhar a inauguração de unidades de ensino e capacitação porque precisamos avançar, e muito, na melhoria da educação básica do país e do Estado. É necessário inovar nas políticas públicas educacionais desde o ensino primário até o profissionalizante. É necessário quebrar paradigmas, ser contemporâneo, atrativo para nossos jovens e formar um bom capital humano para atender às necessidades do mercado de trabalho", salientou Paulo Hartung.

 

O governador disse ainda que é necessário valorizar  a iniciativa da indústria capixaba que está interiorizando o desenvolvimento, qualificação e educação no Espírito Santo. "Temos que destacar esse tipo de ação e incentivar que outras Federações e instituições façam isso, pois é este o caminho do desenvolvimento, com condições mais iguais na corrida da vida e acesso da população ao conhecimento e ao saber", completou Hartung.

 

"Essas unidades provam que o Sistema Findes tem priorizado os investimentos em educação e a interiorização do desenvolvimento capixaba. A escolha de Marilândia e São Domingos do Norte não são políticas, mas fruto do diálogo com o setor produtivo. Estamos trazendo o que há de mais moderno em tecnologia, com equipamentos de ponta e um modelo de unidade móvel raro no país. Não priorizamos quantidade, mas a qualidade dos profissionais que formamos. Queremos que esse trabalhador cresça na indústria, inove, melhore sua qualidade de vida e, consequentemente, ajude no crescimento do Espírito Santo", explica o presidente da Findes, Marcos Guerra.

 

Em Marilândia a unidade será específica para capacitação em Madeira e Mobiliário. Já em São Domingos do Norte o foco é na indústria de confecção.

 

Marilândia

Localizada na Avenida Dom Bosco, no centro de Marilândia, a unidade de Madeira e Mobiliário tem capacidade para atender 12 alunos por turma em curso de 280 horas\aula na área de Marcenaria, nos turnos da tarde e noite. Serão três meses de qualificação profissional. Com instalações climatizadas e em local de fácil acesso, a unidade móvel oferece toda a estrutura necessária ao curso, com bancadas de madeira maciça e equipamentos específicos para as aulas práticas de marcenaria.

 

São Domingos do Norte

A unidade móvel de Confecção em São Domingos do Norte possui a mesma qualidade de estrutura física, além de equipamentos modernos de costura industrial. As inscrições para as 40 vagas do curso de Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano acontecem na Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social. No total, serão dois meses de capacitação. Seu funcionamento será na Rua Sete de Setembro, Praça José Adão, Centro do município.

 

Indústria local

O parque industrial da Região Noroeste é composto pelos setores de rochas ornamentais, telhas e lajotas, olaria, confecção, terminal intermodal, frigorífico bovino, madeira e móveis.  Marilândia e São Domingos do Norte se destacam pela indústria de transformação.

 

Unidades móveis no Espírito Santo

As unidades móveis levam a educação profissional para localidades que não possuem escolas fixas do Senai-ES. Ao todo, são 15 unidades móveis distribuídas pelo Estado: três de Construção Civil, três de Informática, duas de Soldagem, duas de Panificação, uma de Colheita Florestal, uma unidade de Alimentação Saudável, duas de Confecção e uma de Madeira e Mobiliário. E todas com o mesmo objetivo: capacitar profissionais para o mercado de trabalho.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado Leonardo Nunes

(27) 9.99445215

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard