25/09/2015 16h44 - Atualizado em 12/08/2016 17h59

Saiba o que fazer ao encontrar um animal silvestre em área urbana

O Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar (BPMA) orienta como a população deve agir ao se deparar com um animal silvestre em área urbana e esclarece como é feito o trabalho de recolhimento.

O BPMA explica que conta com o apoio das prefeituras municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, que também dispõem de técnicos e equipamentos para recolhimento de animais silvestres. Por isso, o primeiro contato a ser feito deve ser com as Secretarias, em razão da proximidade e da disponibilidade de pessoal, diminuindo assim o tempo de atendimento.

De acordo com o Batalhão, o objetivo principal da Polícia Ambiental é priorizar o atendimento a crimes ambientais, atividade pela qual a especializada foi criada, não existindo na unidade equipes de plantão para o recolhimento, já que todas as guarnições são empenhadas no atendimento de denúncias de crimes ambientais. Já nas ocorrências em que o animal oferece risco às pessoas, como no caso de cobras peçonhentas e felinos de médio e grande porte, a ocorrência passa a ser prioritária.

Segundo o chefe da seção de Planejamento e Instrução do BPMA, capitão Fiorim, quem se deparar com algum animal silvestre em área urbana não deve importuná-lo. “Animais que estão soltos em áreas urbanas e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade. As pessoas podem ficar tranquilas quanto ao reaparecimento de alguns animais, principalmente aves e pequenos primatas, pois a área urbana tende a se tornar um ambiente de transição entre suas fontes de alimentação e abrigo, podendo, em alguns casos, até se tornar um novo habitat do animal que se adaptar ao ambiente urbano”, ressalta.

O oficial ainda explica que as equipes, tanto das Secretarias de Meio Ambiente quanto da Polícia Ambiental, devem ser acionadas somente nos casos em que os animais estiverem presos - confinados em algum local em que não conseguem sair sozinhos - ou nos casos em que a integridade física da população esteja ameaçada.

Nas ocorrências em que há animais feridos, depois de recolhidos, são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no município de Serra, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). E, nos casos em que são recolhidos sem ferimentos, são encaminhados ao Centro de Readaptação de Animais Selvagens (Cereias), onde passam por um período de quarentena e, posteriormente, são destinados às regiões de origem, com o objetivo de evitar um desequilíbrio ao meio ambiente.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Marina Galvêas