2015: escolas desenvolvem bons trabalhos e são premiadas
Foi com muito esforço e dedicação que os alunos do Ensino Médio da Escola Elvira Barros, localizada em Afonso Cláudio, conquistaram o 2º lugar na categoria Vídeo, do Prêmio Ecologia 2015. O vídeo, chamado Opina Jovem, teve como objetivo conscientizar a população do município onde a escola é localizada, sobre o racionamento de água.
O vídeo foi produzido pelos alunos Thallys Schimidt, Paulo Henrique Nass, Milena do Rosário Manhoni e Lucas Pereira Rossiman. “Nossa intenção foi mostrar a situação hídrica de Afonso Cláudio, e ao mesmo tempo conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água. No município, não choveu o que esperávamos, chegando a essa situação de seca”, disse Thallys.
O estudante também explicou o nome do vídeo, Opina Jovem. “Escolhemos esse nome, primeiramente porque somos jovens. Segundo, porque queríamos expor nossas opiniões sobre o tema”, disse Thallys.
O vídeo foi produzido com filmagens do município, além de entrevistas com a comunidade. O prefeito do município também foi entrevistado, com o intuito de reforçar conscientização da população de Afonso Cláudio.
Este é o segundo ano que a Escola participa e é destaque no Prêmio Ecologia. Em 2014, a aluna Cynthia Mara Ott, conquistou o primeiro lugar na categoria Desenho, entre estudantes até 16 anos.
Prêmio Atitude Sustentável
As ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Escola Ventino da Costa Brandão, localizada em Cariacica, conquistou o 1º lugar na categoria Escola, do Prêmio Atitude Sustentável 2015, oferecido pela Rede Gazeta.
O diretor Thiago Elias Ribeiro, vem desenvolvendo, desde 2014, ações de aproveitamento de materiais recicláveis. A primeira ação foi fazer uma parceria com uma empresa. “Eu sempre fiquei preocupado com o desperdício de papel. Quando entrei na direção da Escola Ventino da Costa, entrei em contato com uma empresa, para fazermos uma parceria”, disse Thiago.
“A empresa topou a proposta e instalou um grande tonel no pátio da unidade escolar, e se comprometeu a recolher os papeis para uso reciclável”, explicou Thiago.
Além dessa ação, a Escola faz coleta de óleo para fazer sabão e garrafas PET e caixa de leite para confecção de artesanatos.
“Esse prêmio foi o reconhecimento de um trabalho que realizo com muita dedicação. Colhemos os frutos de tudo que fizemos para o bem do meio ambiente”, finalizou o diretor.
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br
Texto: Emanoele Rocha