27/07/2015 14h43 - Atualizado em 17/08/2016 17h39

Acervo de correspondências oficiais disponível para pesquisa

As correspondências emitidas e recebidas pelo Governo do Espírito Santo, desde o ano de 1815 até 1993, compondo um acervo de 881 caixas de documentos, foram identificadas e inventariadas pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e estão disponíveis para pesquisa. Os materiais trazem informações sobre as questões administrativas e as ações da esfera pública, permitindo aprofundar e expandir os estudos e análises sobre a história política capixaba.

Por meio das cartas percebe-se, por exemplo, as transformações dos suportes e linguagens, mostrando a evolução das formas de comunicação, pois se tem desde manuscritos a ofícios digitados.  Outro aspecto relevante é a mudança na estrutura política no desenrolar do tempo. Os primeiros papéis eram direcionados aos Governadores de Capitania, após envia-se aos Presidentes de Província, Governadores do Estado, Presidentes de Estado, Interventores Federais e para os Governadores novamente.

Segundo o coordenador de acervos permanentes do APEES, Michel Caldeira, trata-se de um dos mais importantes materiais no que se refere à história política do Espírito Santo. A documentação se distingue porque foi recebido e gerado a partir da própria cúpula do poder, ou seja, são provenientes diretamente dos governantes ou a quem eles delegavam. “Tem-se até troca de bilhetes, o que configura uma relação mais informal, permitindo ao pesquisador adentrar nas tomadas de decisões e providências. Diversos temas mostram-se presentes, como a Guerra do Paraguai, a abertura política pós 1985 e o Contestado”.

 

Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558 
comunicacao@ape.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard