23/07/2015 15h00 - Atualizado em 17/08/2016 16h21

Ações de atenção à infância serão monitoradas por rede digital

Para intensificar a interação, a troca de experiências e acompanhar ações implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, uma nova plataforma digital foi apresentada a articuladores que atuam nas 19 cidades capixabas que participam do “Selo Unicef  Município  Aprovado”.

 

Cerca de 60 pessoas participaram, nesta quinta-feira (23), de uma capacitação sobre a Plataforma Virtual de Acompanhamento (PVA),  ferramenta que permite um monitoramento em rede de todas as ações desenvolvidas nas cidades inseridas no Selo, uma certificação que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na execução de ações em favor da infância. No Estado, 19 cidades participam da edição 2013-2016.

 

Promovido pela Vice-Governadoria e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a capacitação aconteceu durante todo o dia na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.

 

A consultora do Unicef, Maria Isabel Abelson, explicou que a PVA irá otimizar a comunicação entre articuladores, por meio de rodas de conversas on-line e apresentação de trabalhos. Através da plataforma, o Unicef também fará a avaliação das ações realizadas nos municípios.

 

Além dos articuladores, também participaram do encontro integrantes do Nuca (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), um espaço do Unicef voltado para adolescentes, que promove a discussão sobre temas relacionados a infância e juventude. O núcleo existe em todos os municípios participantes do Selo.

Representando o Governo do Estado, o vice-governador, César Colnago, marcou presença no evento e destacou a importância das ações que valorizam os jovens e promovem a sua participação na sociedade.

 

“Um governo comprometido com a sociedade tem que se comprometer com a juventude. Não somente porque os jovens representam o futuro, mas pela juventude de hoje que precisa de oportunidades. E não se constrói um futuro de qualidade se não construirmos um mundo mais justo agora”, destacou.

Parceria

Responsável pela coordenação intersetorial do Governo com foco na redução das desigualdades sociais, a Vice-Governadoria articulou uma parceria com o Unicef em prol das crianças e adolescentes do Estado.

 

No início de junho, o Governo do Estado e o Unicef  firmaram um acordo para implementação do Selo. A medida tem como objetivo combater a exclusão escolar e melhorar as condições de vida de pessoas de 0 a 17 anos que vivem na região semiárida localizada ao Norte do Estado e em outras regiões prioritárias.

 

No Espírito Santo, os municípios que aderiram ao Selo, na edição 2013-2016, são: Águia Branca, Baixo Guandu , Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha , Mucurici , Nova Venécia, Pancas , Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e  Vila Valério.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria

Alessandra Tonini: 99871-0543

Marcelo Martins: 99979-7665

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard