07/08/2015 12h05 - Atualizado em 17/08/2016 16h23

Agricultores de Muniz Freire assinam contratos do Programa Reflorestar

Foram assinados mais seis contratos referentes ao Programa Reflorestar, desta vez em Muniz Freire. Os produtores receberão pela prestação de serviços ambientais de recuperação de áreas descobertas, nascentes, leitos de córregos e proteção de matas nativas.  Eles terão um auxílio financeiro para custear as despesas com a recuperação das áreas.

“Com a crise hídrica sofrida nos últimos anos, os produtores têm se conscientizado da necessidade de produzir água na propriedade. O Reflorestar oferece condições para isso, além de mostrar para outros produtores que é possível produzir alimentos e preservar os recursos naturais. Outro fator importante do programa é a recomposição da fauna e flora”, afirmou o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Tarcísio Feleti de Castro.

Os produtores participantes do Programa em Muniz Freire são Nivaldo Lúcio, Luís Carlos da Silva, Paulo Sérgio da Silva, Tiago Lúcio da Silva, Marcos Antônio da Silva e Braz Paulucio. O programa é executado no município pelo escritório local do Incaper em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Desenvolvimento Agropecuário.

Programa Reflorestar

O programa Reflorestar visa ampliar a área florestas em todo o Estado utilizando o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como estímulo para o reconhecimento dos produtores rurais que protegem ou recuperam suas áreas de florestas. O programa apoia seis modalidades, três de conservação e/ou recuperação e três que buscam associar proteção com retorno econômico.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br