18/11/2016 17h20 - Atualizado em 18/11/2016 17h23

Alunos aprendem História de forma diferenciada em escolas da rede

 

Com os temas liberdade e democracia, a Escola Estadual Mariano Firme de Souza, localizada em Cariacica, desenvolveu uma peça teatral com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.  

O projeto – que foi desenvolvido pelos professores do Ensino Fundamental, Alaice Marcelino e Gilmar Dantas – teve como objetivo informar crianças e jovens sobre o direito do voto, por meio de pesquisas, vídeos, confecções das bandeiras brasileiras da época monárquica, e também da atual, além do teatro, em que foi simulado um processo de votação.

“Trabalhamos o conteúdo ao longo do semestre e percebemos que não é fácil explicar temas como estes na sala de aula, por isso, levamos o lúdico até a disciplina. Tenho certeza que esse momento vai ficar gravado na memória de cada aluno”, ressaltou Alaice.

Para a estudante Mirlaine Loureiro, que participou do teatro, foi divertido aprender sobre a democracia de uma forma diferente. “A partir do teatro eu aprendi que na democracia temos nossos direitos. Foi muito bom aprender por meio da apresentação”.

Para o aluno Gabriel Araújo, o teatro foi muito interessante. “Fizemos uma votação em que eu era uma das pessoas que votavam, e no final um dos candidatos venceram. Também aprendemos como era antes da democracia existir, foi muito legal”. 

Fazendo Arte na escola

 

Aplicando a disciplina de História na Arte, a Escola Estadual Quintiliano de Azevedo, de Cachoeiro de Itapemirim, desenvolveu com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, atividades artísticas sobre fatos históricos, como a emancipação da cidade, por meio do projeto “Fazendo Arte na Escola”.

Idealizado pela professora de Arte, Andreia Marin, os estudantes realizaram pesquisas sobre a cidade e selecionaram fotografias de locais no município para fazer leitura e releituras dos ambientes em telas. Foram escolhidos os espaços: Casa dos Bragas, Palácio Bernardino Monteiro, Estação Ferroviária, Pico do Itabira e a Ponte de Ferro.

“Durante as pesquisas relacionadas aos lugares que permaneceram na cidade, os alunos foram se interessando pelo projeto. Então surgiu a ideia de retratar em tela as imagens pesquisadas”, contou Andreia, que também destacou a valorização e o estímulo aos estudantes gerados a partir do projeto.

De acordo com a professora, o projeto – que está em sua 4ª edição – também é desenvolvido em outras quatro escolas estaduais: Dona Maria Santana, na turma do 5º ano; Carolina Passos Gaigher, com o 6º ano; Professor Claudionor Ribeiro, para o Ensino Médio, e Presidente Getúlio Vargas, no turno da noite, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ao fim das atividades realizadas em sala de aula, os trabalhos foram expostos no Hipermercado e também no Shopping Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e vendidos para a arrecadação de recursos para o projeto social Casa Verde, também no município.

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Texto: Paula Nogarolli

 

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