22/08/2016 14h05 - Atualizado em 22/08/2016 14h06

Alunos da Fames acompanham renomado pianista Marcelo Bratke em turnê pelo Brasil

Da Sala São Paulo ao Queen Elizabeth Hall, em Londres. De Parauapebas ao Carnegie Hall, em Nova York. É nessa pluralidade que Marcelo Bratke e sua Camerata se apresentam pelo Brasil e pelo mundo. Com mais de 300 apresentações realizadas desde as mais prestigiadas salas de concerto do mundo, até as pequenas comunidades e municípios, o projeto Marcelo Bratke e Camerata Brasil busca levar produtos culturais de excelência artística a locais que, por estarem distantes dos grandes centros, possuem pouco ou nenhum acesso a qualquer tipo de cultura.

Uma das grandes parcerias do projeto foi com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) que, nos últimos anos, teve mais de 15 alunos inseridos e beneficiados pela participação na Camerata Brasil obtendo experiências internacionais em seu currículo.

“Acredito que o intercâmbio cultural criado por meio desta integração viabiliza a inserção destes jovens no mercado musical nacional e internacional”, diz Bratke.

O Céu, a Terra e o Mar, fontes de inspiração dos compositores Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos e Dorival Caymmi, são a temática da nova turnê. O projeto Brasil Plural III promove um diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular para revelar ao público as conexões da música com a natureza.

Na nova turnê, Brasil Plural III, os alunos do curso de Bacharelado da Fames Franciany Mairink (clarineta), Gabriela Deps (flauta), Whisley Madeira (percussão) e Sérgio Pavese (violino) compõem a Camerata Brasil. Segundo Sérgio Pavese, a experiência musical tem sido enriquecedora e o que mais torna a experiência valiosa é o resultado do concerto nas comunidades mais distantes. Além disso, ele afirma que a fusão da música popular brasileira com arranjos sinfônicos eruditos tem sido um desafio musical interessante.

Durante os meses de agosto e setembro, nesse espírito de música e natureza, Marcelo Bratke e a Camerata Brasil, composta por alunos da Fames, realizarão 20 apresentações em 10 cidades do interior de São Paulo, possibilitando às localidades distantes o acesso a entretenimento musical de qualidade.

A Camerata Brasil é um programa sociocultural profissionalizante criado por Marcelo Bratke em 2007. Endossado por importantes instituições nacionais e internacionais como o Ministério das Relações Exteriores, o Arts Council of England, o The New York Times, a Rede Globo de Televisão, a BBC de Londres, entre outras, o projeto busca o desenvolvimento pessoal e artístico de jovens estudantes de música oriundos de áreas desfavorecidas da sociedade brasileira, integrando-os a jovens músicos em fase de profissionalização para produzir e executar apresentações públicas e didáticas. Essa integração proporciona o enriquecimento profissional para o estudante de música e proporciona a disseminação de conteúdo musical rico em comunidades pouco favorecidas.

 

Mais Informações:

Assessoria de Imprensa Marcelo Bratke

Cleide Nascimento

Tels.:  (11) 30223109 / (11) 992597719

 

Assessoria de Comunicação e Eventos da Fames

Tiago Venturini

tiago.venturini@fames.es.gov.br

Roberto Ferrante

roberto.ferrante@fames.es.gov.br

Tel.: (27) 3636-3611

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard