Alunos de engenharia visitam obra executada pelo IOPES
A obra do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), que está sendo executada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (IOPES), em Cariacica, será palco de visita técnica de alunos do curso de Engenharia Civil durante a 13ª Semana de Engenharia, que acontece de 22 a 26 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória, no bairro Santa Lúcia, na capital.
Nos dias 22 e 23, 40 estudantes de várias faculdades da Grande Vitória irão participar da atividade, acompanhados pelo gestor do contrato, o engenheiro civil Vinícius Ubaldino.
Segundo a assessora de atividades da Semana de Engenharia, a universitária Letícia Innocêncio, é importante que os alunos entendam na prática como uma obra funciona. “O intuito da visita será para vermos um pouco na prática o que aprendemos em sala de aula”.
A Semana da Engenharia é um evento organizado por estudantes de instituições de ensino superior da Grande Vitória e ocorre anualmente. O objetivo é promover o desenvolvimento dos futuros engenheiros em áreas pouco exploradas pelas faculdades e universidades, fazendo da inovação, da criatividade, do empreendedorismo e da liderança seus pilares de sustentação.
A obra
A obra do CPID está sendo construída no Morro da Companhia Vale do Rio Doce. O local será destinado à realização de pesquisas e projetos de desenvolvimento tecnológico, inéditos no Estado.
O Centro é um projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), da FAPES e do IEMA, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), com o IFES e a UFES.
A implantação do CPID vai propiciar criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo, além de aproximar os pesquisadores do Estado com os de todo o país e até do exterior. As ações terão foco nas áreas de Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica (TIB) e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
O CPID terá área construída de 3.664 m², em um terreno de 16.442 m², que poderá atender a futuras ampliações. O Centro contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico.