26/08/2015 15h00 - Atualizado em 16/08/2016 17h27

Alunos de Marilândia participam de oficina de arte

A Escola Estadual Padre Antônio Volkers, localizada em Marilândia, foi palco de uma exposição de arte, durante os Jogos Na Rede 2015. A ideia surgiu da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O evento faz parte da oficina “Cores da Terra”, realizada com os alunos da 1ª série do ensino médio. O objetivo é demonstrar que o solo apresenta diferentes cores e resgatar o uso tradicional da terra.

O artista plástico Élio José dos Santos abriu o evento fazendo uma explanação do projeto. Ele deu dicas para a produção e confecção das obras. Após a explicação, os alunos expressaram seus sentimentos e conhecimentos pintando desenhos em telas, orientados pela artista plástica Valdete Helena dos Santos.

A tinta utilizada nas pinturas foi confeccionada pelos próprios estudantes. Os materiais utilizados foram terra, água e cola. A mistura também pode ser utilizada na pintura de casas. Ela é um ótimo meio de fazer texturas, devido aos grãos de areias que a torna mais arenosa e consistente.

Segundo a aluna Larissa Zanque, a oficina foi bastante divertida e proveitosa.  “Foi muito interessante saber que conseguimos fazer tinta da terra e que ela pode ser útil em nossa vida, sem termos que comprar a industrializada e tóxica. Por morar no interior de Marilândia, passarei a observar os tipos de solos e sua tonalidade de cor”, afirmou.

O diretor Marcelo Morello ressaltou que esses momentos são muitos importantes, pois os estudantes praticam o que aprenderam e o resultado é mais rápido. “Por meio da exposição dos trabalhos, os alunos puderam perceber que a arte serve para que possamos testar coisas novas, colocando um pouco da nossa realidade nela”, finalizou.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier

vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br

Texto: Emanoele Rocha

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard