Aula diferenciada de matemática faz sucesso no EJA
Com encartes de supermercado, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Marcondes de Souza, em Muqui, participaram uma aula diferenciada de matemática.
A ideia, da professora Guaíra Martin, surgiu após uma reunião com a diretora Edna Freitas e a pedagoga Alexandra Barreto. A intenção é estimular os alunos, que assimilam melhor o conteúdo quando aprendem algo que faz parte do cotidiano deles, por meio de jogos e outras atividades criativas.
A intenção da professora foi mostrar para os alunos como a porcentagem é importante. “Expliquei o conteúdo e simulei uma lista de compras com os encartes de supermercado levados de casa. A turma foi dividida em grupos e poderia gastar R$500,00. No final das compras, eles teriam que usar a porcentagem para calcular o desconto”, explicou.
Segundo a professora, a experiência foi um sucesso e significou uma realização profissional. “Foi uma experiência maravilhosa. Alcancei meu objetivo de dar uma aula onde todos os alunos se sentiram a vontade e aprenderam com satisfação, além de trabalharem em equipe”, disse emocionada.
EJA
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) oferece em sua estrutura educacional o atendimento à Educação de Jovens e Adultos, como modalidade de ensino, ofertando classes de alfabetização, cursos de Ensino Fundamental e Médio e o atendimento nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), objetivando uma estrutura que compatibilize a prática social do aluno com uma prática educativa que respeite o estudante trabalhador.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo
vbcamargo@sedu.es.gov.br
Flávia Zambrone
fpzambrone@sedu.es.gov.br
Tel.: 3636-7705 / 3636-7706
Texto: Emanoele Rocha
Twitter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES