Aulas de reforço para o Enem e projetos são destaques em escola de Vila Velha
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e os alunos da rede estadual estão se preparando para conseguir uma boa nota. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Judith da Silva Góes Coutinho, de Vila Velha, estão participando de aulas preparatórias desenvolvidas pela escola.
As aulas acontecem aos sábados e ofertam conteúdos das disciplinas de Biologia, Português, Matemática, História e Filosofia. Segundo a professora Maisa Melo Duarte, o trabalho está alcançando ótimos resultados. “Estamos felizes com a quantidade de estudantes que estão participando, isso mostra que eles estão focados”, disse.
Além da preparação para o Enem, os alunos estão aproveitando as reuniões aos sábados para recolher mantimentos e agasalhos. O material arrecadado será doado para a entidade “Grupo Sol”, de Riviera da Barra, em Vila Velha.
A professora Giselly Vieira disse que está bastante motivada com o projeto. “As aulas preparatórias renovaram a minha vontade de ser professora, pois vejo os olhos dos alunos brilharem. Espero que todos tenham um bom desempenho durante o exame”, disse, afirmando o interesse em estender o projeto na comunidade.
O Enem acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro. Os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30, havendo o tempo extra de meia hora para procedimentos de segurança. O período total de duração das provas será de quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).
Outros projetos
Com intuito de estimular o desenvolvimento dos estudantes, a Escola Estadual Judith da Silva Góes Coutinho também está buscando maneiras diferentes para a aplicação do aprendizado, como a realização de projetos educacionais. Um deles é o “Cinema na Escola”, idealizado pelas professoras Maisa Melo Duarte e Giselly Vieira, que visa estimular a reflexão e a interação dos conteúdos apresentados nos filmes, além de relacionar com as atividades desenvolvidas na escola.
Segundo Giselly, o projeto surgiu com a proposta de servir como uma nova ferramenta para melhorar o rendimento dos estudantes. “Além do filme, os alunos assistem a uma aula expositiva, debatem os assuntos numa roda de conversa e realizam atividades avaliativas, para a recuperação do conteúdo”, destacou.
No desenvolvimento, foram apresentados curtas-metragens, produções nacionais e estrangeiras, ligados ao conteúdo didático. Essa técnica obteve resultados positivos, despertando o interesse das idealizadoras em manter o projeto, a partir de outubro, nas turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio.
Além do cinema, Giselly destacou mais dois projetos: “Eleições”, que mostrou as funções de cada setor político, e “Raízes”, que se estende durante todo o ano, levando aos estudantes o conhecimento das suas próprias origens.
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Texto: Paula Nogarolli