29/11/2016 15h55 - Atualizado em 29/11/2016 15h42

Banda Sinfônica da Fames realiza concerto de encerramento sob regência do Maestro Dario Sotelo

Na próxima quarta-feira (30), a Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) fará o concerto de encerramento das atividades do ano de 2016, sob a regência do Maestro Dario Sotelo. O evento, que também terá a apresentação das bandas do projeto Bandas nas Escolas, acontece no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 20h, com entrada gratuita.

Banda Sinfônica da Fames

Criada em 2007, a Banda Sinfônica da Fames é um núcleo que trata da excelência da música para sopros no Espírito Santo. Devido à prática orquestral, promoveu a ampliação do formato inicial e, atualmente, atende à grade curricular da Fames como disciplina obrigatória em oito períodos do curso de bacharelado para sopros e percussão.

Para as apresentações, a Banda Sinfônica da Fames propõe a realização de programas que estejam inteiramente ligados à realidade deste universo sonoro. Assim, o repertório contempla os principais compositores para banda sinfônica do mundo.

A banda funciona sob a coordenação do professor Marcelo Madureira e regência do maestro Gilson Silva.

Projeto Banda nas Escolas

O Projeto Bandas nas Escolas do Espírito Santo é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado a da Educação (SEDU) e a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Teve seu início em 2008 e hoje já foram implantadas ou resgatadas 25 bandas escolares distribuídas em 19 municípios do Estado do Espírito Santo, atendendo a mais de 900 alunos. O projeto é coordenado pelos professores Marcelo Trevisan Gonçalves, Luciana Soares Lopes e Rodrigo Campos Assunção Cola.

Maestro Dario Sotelo

Formado em piano, violino e viola, recebeu título de mestrado em regência orquestral pela “City University”, em Londres, como aluno de Ezra Rachlin, um dos discípulos de Fritz Reiner. Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill – Suíça, gravação para a Rádio Estatal Húngara, turnês pelos Estados Unidos e Espanha. Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota em Mineápolis, na Universidade de Duluth e na “Berklee College of Music”, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

Também como regente, vem atuando ainda em vários outros lugares do mundo como Hungria, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Taiwan. No Brasil, atua em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau, Caxias do Sul, Porto Alegre e em Festivais como Campos do Jordão e São João Del Rei.

Serviço:
Banda Sinfônica da Fames e Projeto Bandas nas Escolas sob regência do Maestro Dario Sotelo
Dia: quarta-feira (30)
Hora: 20 horas