01/04/2016 16h17 - Atualizado em 08/07/2016 17h17

Barra de São Francisco implanta central de provas digitais

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) implantou a avaliação teórica digital em Barra de São Francisco, com a inauguração do Centro de Provas Digitais, localizado na Ciretran do município, nesta quinta-feira (31). O sistema visa a garantir segurança e mais transparência no processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e nas Provas de Reciclagem.

O espaço conta com dez computadores, onde os candidatos à habilitação e os alunos do Curso de Reciclagem dos municípios de Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Mantenópolis irão fazer a prova teórica de trânsito em formato totalmente digital e não mais em provas impressas em papel. A região atendida compreende dez Centros de Formação de Condutores (CFCs) e tem uma média de 300 provas teóricas aplicadas por mês.

No novo modelo, antes de começar a prova, o candidato deve validar a sua impressão digital. Em seguida, faz a prova digitalmente em aparelhos de tela touch screen e em cabine separada, com uma câmera digital fotografando-o a cada quatro questões respondidas. O candidato à habilitação responde a 30 perguntas com quatro alternativas, devendo ter acerto mínimo de 70% das questões para ser aprovado. Assim que termina a prova, ele recebe o resultado do exame.

“A prova digital dá mais segurança ao aluno, ao CFC e ao examinador, já que elimina a possibilidade de fraude e disponibiliza o resultado do exame na hora, além de diminuir a quantidade de papel utilizada no processo de habilitação, o que é importante também para a questão ambiental”, explica a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

Em todo o Estado, já são cinco Centros de Provas Digitais. As unidades estão localizadas em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari e Barra de São Francisco e atendem também os municípios em suas jurisdições, totalizando 23 municípios. A próxima Ciretran a implantar o processo será a de Aracruz e, até o final deste ano, a expectativa é que todo o Estado já esteja adotando o modelo de provas teóricas digitais.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br

Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

Texto: Fabricia Borges

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard