Bezerra de Faria recebe 60% de aprovação dos usuários
O Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, recebeu 60% de aprovação de seus usuários. Essa é uma das amostras da pesquisa de satisfação aplicada na unidade entre abril e julho deste ano. O trabalho é resultado das ações de humanização implantadas no hospital por meio do Choque de Gestão, projeto estruturante da Secretaria de Estado da Saúde.
A pesquisa, realizada por meio de entrega de questionários a pacientes e acompanhantes, demonstrou ainda que quase 77% dos participantes informaram ter seus problemas de saúde resolvidos ao receber o atendimento do hospital. Segundo o diretor-geral, Enrielton Chaves, as dimensões de análise definidas para a pesquisa foram acesso, acolhimento e portaria; infraestrutura e organização; relação usuário e equipe de saúde; e resolutividade. “O usuário foi deixado à vontade para responder, além da opção de preferir se identificar ou não no formulário”, afirmou.
O tempo de espera pelo primeiro atendimento foi avaliado como bom e ótimo por 59,71% dos usuários. O atendimento recebido pela equipe do hospital também recebeu avaliações positivas e obteve 70,3% de aprovação.
“Nossa própria avaliação sobre a pesquisa é que o usuário reconhece a qualidade do serviço prestado pelo hospital, mesmo com limitação de espaço físico. Dentro do projeto Choque de Gestão já estão propostas reformas físicas em diversos setores da unidade”, explicou Enrielton Chaves.
O projeto teve início no ano passado e está sendo desenvolvido em cinco grandes eixos. A pesquisa de satisfação é um produto do eixo de Humanização e significa o marco zero das intervenções propostas nos diferentes eixos do projeto piloto.
Com isso, a equipe de saúde do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em conjunto com a equipe administrativa da Sesa no Choque de Gestão, propôs algumas intervenções para melhoria, como discussão em conjunto com os municípios de abrangência do hospital sobre definição do perfil de atendimento da unidade; reformas físicas; modificação na comunicação visual com a reorganização de mobiliários, placas de sinalização e quadros de avisos, entre outras.
De acordo com o diretor-geral da unidade, está prevista ainda para este ano uma nova aplicação da pesquisa, após algumas intervenções no hospital. “A ideia é fazermos sempre avaliações, tanto para o público interno quanto para o externo para buscarmos o processo de melhoria contínua”, disse.
Ações de humanização
Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Humanização foi formado, em maio, o Grupo de Trabalho de Humanização do hospital com objetivo de estimular e dar continuidade às ações implantadas. Outra ação que faz parte desse eixo é a ampliação do horário de visitas em alguns setores da unidade, dando mais flexibilidade aos visitantes.
O tempo para visita foi dobrado nas unidades de clínica médica, clínica cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já nos setores de alto risco e atendimento avançado, o paciente passou a receber até dois visitantes.
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