11/08/2016 17h00

Cadastro para doadores de medula óssea é realizado neste sábado

Quem deseja ser um doador voluntário de medula óssea vai poder se cadastrar, neste sábado (13), durante uma ação realizada no Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi, em Vitória, das 8 às 13 horas. O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) – responsável pelo cadastramento dos voluntários – coordenará o evento, idealizado por Índio, ex-treinador da seleção brasileira de futebol de areia, que passou por um transplante de medula óssea no ano passado. 

Segundo Índio, a ação é uma forma de sensibilizar as pessoas sobre a doação de medula óssea e cadastrar doadores voluntários. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas de que a doação pode salvar uma vida, é um ato de humanidade, de amor e solidariedade”. 

Índio recebeu a doação da medula de seu irmão, mas conta que, quando um paciente necessita do transplante e não possui um doador compatível na família, é consultado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea. “Por isso, quanto maior o número de cadastros, maior a possibilidade de se encontrar um doador compatível”, explicou Índio. 

Quem ainda não teve a oportunidade de passar em uma das unidades do Hemoes, onde é feito o cadastro para doação voluntária de medula óssea, vai poder realizá-lo durante a ação. Para se cadastrar é necessário levar um documento de identidade com foto.

No local do cadastramento o voluntário preencherá um formulário com dados pessoais e autorizará a coleta de 5 ml de sangue. Nele será realizado o exame de “histocompatibilidade” (HLA), que é a identidade genética do indivíduo, e esses dados serão cadastrados no Redome. Para se tornar um doador, é preciso ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado geral de saúde.

Durante a ação, os participantes também vão conhecer um pouco mais sobre o que é medula óssea, na palestra do hematologista do Hemocentro do Espírito Santo Márcio Barcelos, às 10h30. Para o coordenador geral do Hemoes, Clio Venturim, campanhas como essa ajudam a sensibilizar e esclarecer a população sobre a importância do cadastramento, aumentando a probabilidade de um paciente encontrar um doador compatível. 

“A ação vai acontecer em local de fácil acesso e o Hemoes estará lá para orientar a população. Mas lembrando que, quem não puder participar do evento, pode comparecer a uma das cinco unidades do Hemocentro do Espírito Santo”, explica Venturim. 

Atualização 

Além de realizar o cadastro, é importante que o voluntário doador de medula óssea mantenha seus dados atualizados. O voluntário pode atualizar as suas informações caso tenha mudado, por exemplo, de endereço, telefone e e-mail, no site do Redome (www1.inca.gov.br/doador). Isso facilita que o voluntário seja encontrado caso haja compatibilidade de sua informação genética com a de um paciente que está à espera do transplante. 

Doação 

Se a compatibilidade for confirmada, o doador é consultado para que sejam realizados testes complementares para efetivar a doação. Existem duas formas para doação de medula óssea e a escolha do procedimento mais adequado é definida pelo médico do paciente. 

Há aquele em que a medula óssea (tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, conhecido popularmente como “tutano”, onde são produzidos os componentes sanguíneos) é coletada pelo osso da bacia. O outro procedimento é realizado por aférese (coleta pela veia). Neste caso, o doador recebe um medicamento para estimular a produção do número de células da medula óssea para que estas circulem na corrente sanguínea. 

O transplante de medula óssea é um dos tratamentos recomendados para pessoas com leucemias, linfomas, anemias graves ou congênitas, hemoglobinopatias, entre outras doenças que afetam as células do sangue. 

Onde se cadastrar 

 

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920/7921 – Avenida Marechal Campos, nº 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h.

- Unidade de Coleta da Serra

Tel. 3338-7373 – Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

- Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3171-4361 – Avenida João Felipe Calmon, nº 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3177-7930 – Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

- Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-4135 – Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Texto: Ana Carolina Stutz

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard