Captação de água da chuva ajuda a reduzir consumo no CAPAAC
Uma ideia sustentável tem ajudado a reduzir o consumo de água no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, além de conscientizar a população em um momento crítico de crise hídrica enfrentada pelo Espírito Santo. Trata-se do projeto “Cada Gota Vale Muito”, que consiste num sistema de captação de água da chuva, implantado no ano passado na instituição.
Após a implantação do sistema, foram economizados 706 mil litros de água da unidade, em 2015, se comparado ao ano de 2014. De acordo com o coordenador do projeto e servidor do CAPAAC, Joênio Lunz Gomes, essa economia tem se mantido neste ano, mesmo levando em conta a pouca quantidade de chuva. Ele explica ainda que o sistema foi expandido e agora tem capacidade de recolher 11 mil litros de água da chuva, cinco mil litros a mais que no ano passado.
Segundo Gomes, a água da chuva é captada por um sistema hidráulico de tubo de PVC, por meio de calhas adaptadas em parte do telhado da instituição. Depois disso, a água é canalizada para bombonas (tonéis de plástico) que ficam distribuídas em diversos pontos da unidade, bem como para uma caixa d’água.
“A água captada recebe tratamento e tudo é feito com total segurança, pois temos preocupação em preservá-la contra possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Essa água é utilizada para fins que não necessitam do líquido potável, como regar o jardim, a lavagem de pátios e veículos”, ressaltou o coordenador do projeto.
Após o reconhecimento no Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves) com Menção Especial de Destaque, no ano passado, o projeto “Cada Gota Vale Muito” do CAPAAC teve destaque e outras instituições procuraram conhecer a ideia sustentável devido ao baixo custo e facilidade de implantação. É o caso de duas escolas estaduais da Região Sul, sendo que uma já implantou o sistema e obteve resultados muito positivos em relação à conscientização do uso racional e economia de água.
“A partir da implantação do projeto, no ano passado, muitos servidores, familiares de pacientes e visitantes também se interessaram pela ideia. Eles acabam sendo multiplicadores, implantando em suas casas ou indicando para outras pessoas. É uma forma de conscientizar a população sobre a importância da água, não apenas pela economia, mas por uma questão sustentável, principalmente em um momento de escassez de recursos hídricos que o Estado vem enfrentando”, destaca a diretora administrativa do Capaac, Andréa Bastos.
Premiação
O projeto “Cada Gota Vale Muito” foi reconhecido pelo Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves) com Menção Especial de Destaque, no ano passado, e ganhou o Troféu Inoves de Destaque e Certificado de Reconhecimento no Ciclo 2015.
Neste ano, o projeto também está concorrendo ao Troféu Biguá, na Região Sul, que visa divulgar, valorizar e incentivar a preservação ambiental. A premiação acontece no próximo dia 04, em Cachoeiro de Itapemirim.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Isabel Pimentel
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776