11/12/2015 14h59 - Atualizado em 12/08/2016 14h55

Centenário Augusto Ruschi: Hartung visita túmulo do ecologista

Em comemoração ao centenário do ambientalista Augusto Ruschi, o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado para Assuntos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, visitaram, na manhã desta sexta-feira (11), o túmulo do ambientalista Augusto Ruschi. A visita foi acompanhada pela  viúva de Ruschi, Marilande Angeli. Localizado na unidade de pesquisa e conservação Estação Biológica de Santa Lúcia, em Santa Teresa, a sepultura de Ruschi foi construída dentro da Mata Atlântica, cerca de 1,8 km da sede da unidade.

 

O local onde está o túmulo de Ruschi era o espaço onde, em vida, o ambientalista ficava por bastante tempo realizando análises de orquídeas típicas na região. O acesso ao túmulo só é possível através de trilha em meio à Mata Atlântica, que margeia o Rio Timbuí. Durante o trajeto, Hartung demonstrou encantamento com as belezas da fauna e flora do local e destacou a preocupação pela ação do homem na degradação do meio ambiente.

 

"É uma trilha muito gostosa de andar. Muito bonita e bem cuidada, mas demonstra claramente que a relação do homem com a natureza precisa evoluir e muito. Precisamos seguir os caminhos traçados pelo visionário e importante militante que foi Ruschi para avançarmos na mudança de comportamento nesta relação. Precisamos mudar a consciência da sociedade para consertar coisas erradas que foram feitas no passado em uma realidade que era muito distinta. Não é momento de procurar culpados, mas sim de evoluirmos”, explicou o governador.

 

A viúva do ambientalista Augusto Ruschi, Marilande Angeli, classificou a visita do governador como um ato simbólico de repercussão histórica. “A visita dele [governador Paulo Hartung] até aqui é um ato simbólico que ficará marcado na história e vai levar as pessoas a refletirem sobre a importância de preservar o meio ambiente”, ponderou Angeli.

 

Homenagens ao Augusto Ruschi

 

O governador Paulo Hartung explicou, ainda, que em reconhecimento aos serviços prestados e história de vida, o Governo do Estado homenageou o ambientalista Augusto Ruschi de três formas ao longo desta semana.

 

“Tivemos importantes agendas voltadas a avanços em nosso meio ambiente (Prêmio Ecologia, Lançamento do Guia de Monitoramento Ambiental Peixe Guia e parceria cartão Banescard e Reflorestar), sendo assim, não poderíamos deixar de citar os feitos de Ruschi. A segunda é esta visita ao túmulo e, a terceira, é a publicação de um caderno especial pelo Departamento de Imprensa Oficial (DIO-ES) hoje. Augusto Ruschi deixou um belo legado aos capixabas”, disse o governador.

 

Augusto Ruschi

 

Augusto Ruschi foi um agrônomo, ecologista e naturalista brasileiro. O interesse pelo estudo de plantas e animais, desde a infância, permitiu que conhecesse a fundo diversos ramos da biologia. Nasceu em  12 de dezembro de 1915 e faleceu em 3 de junho de 1986. Seu corpo foi enterrado no dia 5 de junho, exatamente quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Leonardo Nunes
(27) 9.99445215

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard