Concurso de fotografia mostra a realidade do meio ambiente em Governador Lindenberg
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre a agressão ao meio ambiente e, consequentemente, promover a conscientização, a Escola Professor Carlos Mendes, localizada em Governador Lindenberg, promoveu um concurso de fotografias.
Os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio fotografaram alguns locais do bairro Novo Brasil, onde a escola está situada. No bairro, os rios e nascentes eram destaques. Mas, ao longo dos anos deixou de existir, devido à ação do homem.
Segundo o organizador do concurso e professor de Ciências, Leidison Mangifeste Moura, os alunos enxergaram situações que passam despercebidas pelos moradores. “Algumas imagens viraram cotidianas, por isso não são admiradas. As fotografias retrataram uma realidade dramática, porém, ainda pouco reconhecida pela população”, contou.
Para escolher a foto vencedora, foi montada uma banca com seis convidados da comunidade, entre eles uma fotógrafa profissional. Sem ter as fotos identificadas pelo nome do aluno, cada jurado atribuiu notas de acordo com os critérios estabelecidos.
A aluna Aline Nilbraz, do 3° ano noturno, conquistou a primeira colocação e levou para casa uma máquina fotográfica digital. “Tirei a foto de um rio que fica perto da casa da minha tia. Antigamente, esse rio era cheio, as pessoas costumavam tomar banho, brincar e pescar. Mas, agora ele está com tão pouca água que é possível ver a diferença da margem antiga com a de agora, rasa”, destacou.
O professor Leidison enfatizou que o concurso de fotografia possibilita ao aluno compreender a realidade dos temas estudados em sala de aula, principalmente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia, que abordam a educação ambiental e sustentabilidade.
“A cada prática proposta, independente dos meios utilizados, o aprendizado se torna mais intenso, seja relacionado ao conteúdo escolar, à socialização, à conscientização ou em qualquer seguimento da vida do indivíduo que busca aprender. Muito mais que um concurso e a busca pelo primeiro lugar, o aprendizado e o impacto causado pelo trabalho nos nossos alunos foi o maior prêmio que conquistamos”, finalizou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br
Texto: Mayara Vasconcelos
Twitter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES