13/10/2015 14h50 - Atualizado em 12/08/2016 14h52

Contação de história com Maria Laurinda Adão no Museu do Colono

Nesta quarta-feira (14), a mestre de Ticumbi Maria Laurinda Adão, personagem principal da exposição ‘Todas as faces de Maria’, em cartaz no Museu do Colono, vai contar histórias da sua vida. A ação, que vai acontecer às 14 horas, integra a programação educativa da mostra, que fica em cartaz até o dia 13 de dezembro.

A história da menina negra, nascida numa comunidade quilombola no interior do Sul do Estado do Espírito Santo na primeira metade do século XX, aponta para muitas lutas. Mãe solteira, enfrentou preconceito e abandono da própria família. Os desafios foram muitos, especialmente o de criar sua filha sozinha. Sem se deixar vencer pelas dificuldades, guiou-se pelos jongos de liberdade que lhe ensinaram a seguir com coragem, vencendo bravamente cada etapa da vida. Generosamente ela compartilha sua experiência no exercício pleno da cidadania, na participação em diversos conselhos e movimentos em favor das mulheres, na luta campesina e na defesa da cultura popular.

‘Todas as faces de Maira’, composta por 15 fotos feitas pelos fotógrafos Renilson Chagas, Luan Volpato e Dário Dias, retrata Maria Laurinda em diferentes momentos do seu cotidiano.

A contação de história conduzida por Maria Laurinda Adão tem entrada gratuita. No dia 05 de novembro, às 14 horas, vai acontecer a ‘Roda de conversa - encontro de parteiras e benzedeiras’.

Contação de história com Maria Laurinda Adão

Data: 14/10, às 14 h

Local: Museu do Colono (Avenida Presidente Vargas, 1501, Centro - Santa Leopoldina)

Visitação: de quarta-feira a domingo, de 09 às 17 horas