Corais emocionam público durante apresentação no Sesc Glória
Muita emoção marcou a noite desta terça-feira (18) no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Cerca de 200 vozes animaram o público com um repertório diferenciado escolhido para a 4ª edição do FestVozES – Festival de Corais de Servidores Públicos.
O evento, que foi organizado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com o Sesc Glória, foi aberto à população, não teve caráter competitivo e, neste ano, fez parte das homenagens pelo Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.
O evento contou com as presenças do diretor-presidente da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Paulo Pelissari; da diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Dângela Maria Bertoldi Volkers; da representante da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) Maria José Angeli; da subsecretária estadual de Administração de Pessoal, Sandra Bellon; do subsecretário estadual de Administração Geral, Rogério Mattos; da subsecretária estadual de Inovação na Gestão, Marília Camara de Assis, e do representante da Polícia Militar major Joelson Lozer Pimentel.
A abertura foi realizada pela secretária da Seger, Dayse Lemos, que ressaltou a importância da música e do canto coral para a qualidade de vida individual e também para a integração entre os servidores.
“É importante lembrarmos dos benefícios que a música produz no indivíduo. A música é capaz de alterar nossas atividades cerebrais e ajuda na sensação de bem-estar, além de reduzir os níveis do hormônio do stress. A música é capaz de motivar, melhorar o humor, ativar a criatividade, cooperar na saúde física e mental e levantar a autoestima”, ressaltou.
Subiram ao palco do FestVozES o Coral de Contas, do Tribunal de Contas do Estado; o Coral Viva Você, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); o Corales, da Assembleia Legislativa; Coral Feliz Idade, da GEAP – Auto Gestão em Saúde; o Coral Maria Penedo, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e comunidade; o Coral Cameratas, dos alunos do Ifes; e o Coral VozES, dos servidores do Governo do Estado. Em todas as apresentações, os corais tiveram momentos de integração com a plateia, que cantava junto com os coristas.
Intercâmbio cultural
Quem participou do festival, elogiou o evento. “A oportunidade de participar do FestVozES foi maravilhosa. Não teve preço estar presente neste lugar e ouvir belas canções cantadas de formas diferentes por diversos grupos formados com o mesmo propósito. Foi apaixonante”, disse Elaine Karla de Almeida, integrante do Coral Viva Você.
A corista Marcilene Guimarães, servidora estadual aposentada, canta no coral VozES e ressaltou a importância de participar de um festival. “Faço parte do coral anfitrião e vi nesse evento a oportunidade de participar de um intercâmbio, com aprendizado, prática coletiva e um momento de alegria”, afirmou.