Delegacias de Polícia estão sendo equipadas com brinquedotecas para acolhimento de crianças
Com o objetivo de acolher as crianças que, eventualmente, acompanham as mães durante os atendimentos nas delegacias, algumas unidades da Polícia Civil estão sendo equipadas com brinquedotecas.
A primeira a ter esses recursos foi a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Em seguida, foi o Distrito Policial de Atendimento à Mulher (DPAM) de Serra, do Plantão Especializado de Atendimento à Mulher (PEM), depois o DPAM de Cariacica, e mais recentemente o DPAM de Viana.
“Além de humanizar o atendimento nos DPAM’s, a criação das brinquedotecas também promove um ambiente acolhedor não só para a mãe, mas também para os filhos, minimizando, assim, os traumas possíveis gerados pela situação de violência doméstica”, afirmou a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno.
A titular do DPAM de Viana, delegada Tânia Zanoli, informou que os brinquedos foram doados pela Gerência da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e elogiou a iniciativa. “Nós recebemos os brinquedos há dois meses e instalamos a brinquedoteca aqui na unidade. Desde então, já notamos mudanças positivas. As crianças amaram e as mães também, pois dessa forma conseguimos evitar que os filhos das vítimas sejam expostos a determinadas situações desagradáveis. Além disso, as mães ficam mais tranquilas para prestar esclarecimentos, facilitando também o trabalho da Polícia”, declarou.
As brinquedotecas fazem parte do Planejamento Estratégico da Polícia Civil do Espírito Santo 2015-2018, que no eixo infraestrutura tem como diretriz modernizar e humanizar as unidades policiais melhorando o ambiente de trabalho e o acolhimento da população.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com