27/09/2016 16h20 - Atualizado em 27/09/2016 16h11

Desafio da Escada na Sefaz incentiva rotina saudável

Com a missão de divulgar que pequenas atitudes na rotina podem fazer uma enorme diferença na saúde, o Desafio da Escada, novo projeto do Programa Qualidade de Vida da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), tem como objetivo o incentivo à realização de atividades físicas.

O Desafio da Escada foi iniciado na última segunda-feira (26). As estagiárias de educação física e enfermagem ensinaram um alongamento e deram as instruções. O projeto funcionará da seguinte forma: a cada semana um andar será acrescentado ao desafio. Na primeira semana, o participante deve subir do térreo ao segundo andar. Na semana seguinte, do térreo ao terceiro, e assim por diante. A previsão é terminar o desafio no dia 16 de dezembro, com todos os participantes alcançando o 13º andar, onde serão recepcionados com um lanche saudável em comemoração.

De acordo com o médico Dr. Fábio Ferraz, subir entre 10 a 20 degraus já beneficia o coração, mas não se deve parar por aí. A continuidade de exercícios controla a diabetes, combate a obesidade e previne o câncer de mama, cólon e próstata. Além disso, há um aumento da resistência física e os músculos ficam mais tonificados.

Para a idealizadora do “Desafio da Escada”, a subgerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sefaz, Maria da Penha Brito, mesmo que transmitindo a mensagem de forma descontraída, o projeto carrega um propósito muito sério: o combate ao sedentarismo e a melhoria da saúde cardiovascular. “Temos conhecimento dos benefícios que subir e descer degraus pode propiciar à saúde e, diante das tantas escadas disponíveis no nosso dia a dia, optamos por propor esse desafio, sem qualquer investimento financeiro para o participante”.

A servidora da Sefaz Cláudia Gimenes começou o desafio com motivação de ir até o final. “O exercício é muito importante para a saúde mental e a física, e esse projeto mostra a preocupação da gestão de cuidar do bem-estar de todos nós”.